Inaugura-se nesta sexta-feira em Augsburg, na Alemanha, o 3° Congresso Internacional “Ponto de encontro da Igreja mundial”, promovido pela organização “Ajuda à Igreja que Sofre”. O tema do evento é: “Já chegou a hora de acordar” (Rm 13,11).

Participam do Congresso mais de vinte cardeais e bispos dos quatro continentes, missionários, artistas, cientistas e escritores. O debate se concentrará na situação da Igreja nos diversos continentes a partir de análises e críticas inovadoras. Em especial, se examinará o crescimento da Igreja na África, a Igreja Católica e os desafios do Islã, as novas oportunidades para os cristãos na China e o êxodo dos cristãos da Terra Santa.

Especificamente sobre a Europa, o 3° Congresso vai lançar uma iniciativa dirigida à oração do Angelus, oração introduzida no século XVI para pedir a intercessão divina na estabilidade da Europa diante do perigo das invasões. Será feita a proposta de associar novamente a oração do meio-dia ao acolhimento e à renovação das raízes cristãs da cultura européia, para que a Europa permaneça aberta à livre profissão de fé de outras religiões.

À margem do evento, está prevista a participação de cerca de três mil pessoas em celebrações religiosas, num congresso para as famílias e num encontro para crianças.

Fonte: Rádio Vaticano