A Rede Latino-Americana de Advogados Cristãos da Cidade do México, realizou, no dias 20 e 21 de junho, o seu I Encontro Nacional, que teve a presença da Dra. Vilma Balmaceda Vargas, representante para a América Latina da Organização Mundial “Advocates International”.

Nascida no Peru e atualmente radicada nos Estados Unidos, Balmaceda graduou-se recentemente pela Universidade de Notre Dame como Doutora em Ciências Políticas.

O tema central do encontro, reunido no Seminário Teológico Presbiteriano da Cidade do México, foi “O Advogado Cristão e sua Contribuição à Democracia”. Participaram dos debates advogados da Cidade do México e dos Estados da Baixa Califórnia, Zacatecas, Nuevo León, Veracruz, Hidalgo, do México, Guerrero e Puebla.

As conclusões do encontro enfatizaram que os partidos políticos não são instrumentos exclusivos de contribuição à democracia. Organizações não-governamentais, como a Rede Latino-Americana de Advogados Cristãos, por integrarem a sociedade civil, devem procurar espaços de reconhecimento em temas diversos, trabalhando em equipe e aproveitando as diversas especialidades que cada um dos seus membros exercem na vida profissional, a fim de poder contribuir à incipiente democracia mexicana.

Antes do evento, Balmaceda compartilhou temas de interesse comum da América Latina junto a funcionários da Direção Geral de Associações Religiosas da Secretaria de Governo.

A presença de Balmaceda motivou os participantes mexicanos a participar da IX Convenção Latino-Americana de Advogados Cristãos, agendada para maio de 2009, no México. Este evento deverá reunir mais de 200 profissionais cristãos da área do Direito, provenientes de toda a América Latina.

Fonte: ALC