Cerca de 642 milhões de dólares serão investidos pela Igreja Metodista Unida em vários programas a serem desenvolvidos em âmbito mundial durante o período 2008-2012, informou esta semana, em Luanda, o bispo Gaspar João Domingos.

O montante foi aprovado pelos participantes à Conferência Geral da Igreja Metodista Unida, que decorreu recentemente no Texas, Estados Unidos da América, sob o lema o “Futuro com esperança”.

Segundo o religioso, este valor envolverá todos os programas da igreja em âmbito mundial, durante os próximos quatros anos, devendo 12 milhões de dólares serem encaminhados à Universidade de África no Zimbabwe, onde dois milhões estarão destinados ao curso de teologia .

Durante o encontro, analisaram-se temas como “liderança para os desafios do milênio”, “desenvolvimento da igreja”, “ministério com os pobres”, “missão associada à saúde global”, “enquadramento de músicas mais contextual nos hinários de acordo com a realidade de cada povo”.

“A mudança da designação da conferência central para regional”, “idade de aposentadoria episcopal” constaram também da agenda do encontro que analisou as petições de todas as igrejas metodistas a nível mundial e rever as suas leis.

O mesmo congregou 992 delegados (clérigos e leigos) dos diversos países, estando Angola representada pelas conferências do Oeste e Leste.

A Igreja Metodista Unida está implantada em Angola há 123 anos.

Fonte: Angola Press