Um antigo navio alemão usado na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ancorado há anos em um dos muitos portos da costa croata, será transformado em uma igreja flutuante para encontros religiosos da juventude católica, segundo informou o jornal de Zagreb “Jutarnji List”.

O Ministério da Defesa croata decidiu dar ao monastério salesiano da cidade de Fiume o casco de um Dtm-219 de 50 metros de comprimento usado na Segunda Guerra Mundial pelos nazistas para o transporte de carros armados. Depois de 1945, ficou entre os navios de guerra da Marinha militar iugoslava, como parte das reparações da guerra.

Nos próximos dias, o navio será levado ao estaleiro da cidade de Sibenik, onde permanecerá ancorado à espera de que a igreja obtenha os fundos necessários para a reconstrução e adaptação dele ao novo objetivo. Entre as principais missões dos salesianos está o trabalho com os jovens e a organização de encontros espirituais.

A idéia é utilizar o navio como um mini-hotel flutuante no qual, viajando entre as milhares de ilhas e baías da costa croata, os jovens poderão descansar, conhecer-se, rezar e meditar.

Fonte: Ansa