O Santuário Nacional de Aparecida, localizado a 167 km de São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira (5) a sala de atendimento da Secretaria Executiva Local para a 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, a Conferência de Aparecida. O encontro será aberto pelo Papa Bento XVI, em 13 de maio.

A 59 dias do início da conferência, os religiosos intensificam os preparativos e também a busca de patrocínio. “Temos ainda investimentos que estamos buscando com patrocinadores”, afirmou o secretário executivo local para a 5ª Conferência, padre José Luiz Majella. A Igreja estima que serão investidos cerca de U$$ 2 milhões. Além de patrocinadores, a Igreja vai utilizar recursos próprios para bancar o evento.

Preparativos

A secretaria vai centralizar os trabalhos das comissões locais que preparam a conferência. A sala fica instalada no 2º andar da Torre Brasília, mesmo edifício onde está o museu do santuário e um mirante.

De acordo com Majella, 16 equipes, formadas por aproximadamente 180 pessoas, atuam na preparação. Segundo Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, a sala vai facilitar a articulação das comissões e ampliar a sintonia com o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). A conferência vai reunir cerca de 180 bispos da América Latina e do Caribe. O Celam vai ser realizado numa área que fica no subsolo da Basílica Nacional.

Fonte: G1