O caso ocorreu ao final de julho, mas ainda repercute. Cristãos pediram punição ao apresentador, mas a BBC se recusou.

Em uma pergunta ao cientista e militante ateu Richard Dawkins, o apresentador Jeremy Paxman, do programa BBC Newsnight, disse que quem acredita no criacionismo são “pessoas estúpidas”.

A referência ocorreu nesta pergunta de Paxman: “Você se importa com a existência de um monte de pessoas estúpidas [criacionistas] em seu redor?”

Resposta de Dawkins: “Na verdade, sim. Eu me importo com o fato de as crianças [das escolas] estarem sendo enganadas por essas pessoas estúpidas”.

No mesmo programa, Paxman se referiu às “bobagens religiosas” do Novo Testamento que as pessoas têm de absorver por causa da lavagem cerebral feita desde criança e considerou os criacionistas como “extremistas”.

Cristãos pediram punição ao apresentador, mas a BBC se recusou.

Inicialmente, a emissora afirmou que Paxman não quis ofender os cristãos porque a sua intenção foi de fazer perguntas incisivas a Dawkins, como é de seu estilo. Depois, o mais alto escalão editoral da BBC admitiu ter o apresentador se excedido, mas não seria o caso de adverti-lo. Tampouco o apresentador se desculpou.

O episódio revela como tem sido tenso o relacionamento entre os cristãos e uma sociedade britânica que caminha a passos largos para a secularização. A própria BBC tem sido acusada de ser anticristã.

[b]Fonte: [url=http://www.paulopes.com.br/2012/08/apresentador-da-bbc-chama-criacionistas-de-estupidos.html#ixzz23Pys7nAl]Paulopes[/url][/b]

Comentários