O primaz da Igreja Anglicana e arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams (foto), conseguiu alcançar um histórico acordo com Israel, na terça-feira, na conclusão de um encontro realizado no Lambeth Palace, em Londres, com os dois rabinos-chefes de Israel.

Segundo o jornal “Times”, o acordo designou o novo papel do arcebispo anglicano, que agirá como intermediário entre Israel e os líderes extremistas do mundo muçulmano, organizando uma série de encontros nos próximos meses, em Londres.

O acordo, o primeiro desse gênero após quarenta anos, foi alcançado após meses de intensa atividade diplomático-religiosa e, com toda a probabilidade, desencadeará muitas polêmicas dentro da Igreja inglesa, tradicionalmente próxima à causa palestina.

“Queremos construir uma ponte entre a Cristandade e o Judaísmo, mas na qual possam transitar também o Islã”, declarou o Rabino-chefe Metzger, acrescentando que o fim último do acordo é ajudar a instaurar a paz no Oriente Médio.

Numa declaração conjunta, as partes reconheceram, no entanto, o sentimento anti-semita alimentado pela Igreja Anglicana no passado.

Fonte: Rádio Vaticano