Uma pesquisa encomendado pelo governo federal mostra que os brasileiros começam a consumir bebidas alcoólicas cada vez mais cedo.

Conforme o 1º Levantamento do Padrão de Consumo de Álcool dos Brasileiros, a idade média para o início do consumo baixou dois anos em um intervalo de menos de uma geração.

A faixa etária de 25 a 28 anos começou a consumir bebidas alcoólicas aos 15 anos, aponta a pesquisa. Já entre os adolescentes de 14 a 17 anos, a maioria deles havia iniciado o consumo de bebidas alcoólicas aos 13 anos.

O estudo encomendado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) revela ainda que as mulheres até 25 anos bebem com a mesma freqüência dos rapazes, enquanto que, acima dessa idade, as mulheres consomem menos álcool do que os homens.

Além disso, os adolescentes também revelaram consumo intenso, superior a cinco doses, percentualmente igual ao dos mais velhos.

Entre os dados complementares da pesquisa, apresentados hoje no Congresso da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Drogas (Abead), também chamou a atenção dos pesquisadores o fato de que, apesar de os americanos beberem mais e com maior freqüência do que os brasileiros, a taxa de dependência é bem menor (4% contra 8%).

Para o pesquisador da Universidade do Texas, Ruy Caetano, uma das hipóteses é existirem dois padrões de consumo que não se misturam: 48% da população não bebe nunca, mas 24% são bebedores freqüentes e pesados – mais de cinco doses em menos de duas horas, uma vez por semana ou mais.

Fonte: Agência Estado