Falta menos de uma semana para a 84ª Assembléia da Convenção Batista Baiana. Batistas de todas as partes do Estado estão organizando a vida pessoal para passar uma semana ou alguns dias em Itabuna, a 433 quilômetros de Salvador, entre os dias 26 a 30.

A expectativa é que mais de mil pessoas representem as 19 associações regionais e mais de 110 mil fiéis espalhados por 511 igrejas pelo Estado. Se o número se confirmar, esta será a maior assembléia da história da instituição, fundada em 1923.

O evento será recebido pela Igreja Batista Teosópolis, uma das maiores e mais dinâmicas da região grapiúna. Durante a assembléia, que existe para prestação de contas dos trabalhos realizados durante o ano e funciona como instância máxima de decisão, os batistas participarão também de cursos de capacitação , em parceria com o Instituto Haggai (www.haggai.com.br). A programação da assembléia inclui ainda cultos de louvor e adoração e reuniões dos órgãos auxiliares (homens, mulheres, jovens, diáconos, pastores). Mais informações podem ser obtidas no site www.batista.org.br ou pelos telefones 71 3328 8100 (Salvador) e 0800 284 6219.

Sobre a Convenção Batista Baiana

Fundada em 1909, a Convenção Batista Baiana coordena o trabalho de 511 igrejas batistas espalhadas por todo o Estado. Existe para unir os esforços das igrejas em suas necessidades e propósitos. Mantém o Colégio Taylor-Egídio (com parcerias em Jaguaquara) e a Escola Rural Taylor-Egídio (com parcerias em Jaguaquara), Centro de Capacitação Kate-White (Salvador) e o Seminário Teológico Batista do Nordeste (Feira de Santana e Salvador).

A Convenção Batista Baiana desenvolve a obra de evangelização, missões, ação social e educação. Por meio das igrejas afiliadas mantém creches, escolas, consultórios médicos e centros comunitários, que oferecem assessoria jurídica, atendimento psicológico e outros serviços à comunidade. Atualmente, a denominação está presente em quase 200 países e soma cerca de 40 milhões de fiéis.

Sobre a IB Teosópolis

A Igreja Batista Teosópolis tem seu templo situado na Avenida Félix Mendonça, no bairro Conceição. Organizada no dia 19 de março de 1956, é pastoreada pelo reverendo Hélio Lourenço desde 1977. Uma das marcas da Igreja é a sua visão: a compreensão de que deve cumprir uma missão global. O entendimento de que o Reino de Deus não pode estar limitado ao cuidado com o espírito, mas, sim, com o homem todo. A Igreja mantém o Instituto Teosópolis, escola conveniada com o governo municipal, o Colégio Batista de Itabuna, referência na cidade e a EMUSITA – Escola de Música Sacra de Itabuna. Acolhe em suas dependências o Seminário Batista Grapiúna, instituição de nível superior que prepara pastores para servir às Igrejas.

O Acampamento Batista Teosópolis, situado no km 10 da rodovia Ilhéus–Itacaré serve para recreação e treinamento da própria igreja e de co-irmãs pelo Estado. A Igreja mantém um programa de ajuda às famílias, destacando-se o Encontro de Casais com Cristo e o Encontro de Jovens com Cristo. Desenvolve também um programa de ajuda a irmãos carentes através da distribuição de cestas básicas.

A boa música sacra sempre foi um ponto de destaque na Igreja Teosópolis. Corais, conjuntos musicais, solistas, instrumentistas ajudam a tornar os cultos uma experiência inspiradora para todos os participantes.

Além do pastor titular, Pr. Hélio Lourenço, hoje, a Igreja conta com o Pastor Edimael Vasconcelos, responsável pelos Grupos Pequenos; o professor Cláudio Cerqueira, ministro de música e adoração, e o pastor Gelson Ramos, coordenador dos Ministérios. A participação do chamado laicato é muito expressiva em todas as atividades da Igreja.

Fonte: Jornal da Mídia