Um ano depois de sua publicação, a tradução politicamente correta da Bíblia permanece controversa na Alemanha. Alguns teólogos a consideram uma adulteração, mas mesmo entre os críticos há quem a considere útil.

A Bíblia “in gerechter Sprache”, ou Bíblia numa linguagem mais justa, foi criada para ser uma tradução moderna, que daria mais visibilidade às mulheres, corrigiria formulações anti-semitas e chamaria a atenção para questões sociais. Mas o livro com 2.400 páginas, lançado na Feira do Livro de Frankfurt no ano passado, tem dividido tanto teólogos quanto leigos, alguns dos quais se sentem atacados em suas crenças.

“A Bíblia não oferece apenas paradigmas, mas fala ao coração da existência humana”, declarou a pastora Margit Büttner. “Quando isso é subitamente posto em questão, quando de repente eu não oro mais ‘Pai nosso que estás no céu’, mas digo: Jesus instruiu seus discípulos homens e mulheres a orar ‘Pai e Mãe nossos que estão no céu’, isso pode intimidar as pessoas.”

A nova tradução, fruto do trabalho de dez teólogos e 42 teólogas, menciona as mulheres sempre que os homens são citados, mesmo correndo o risco de distorcer o pano de fundo histórico da Bíblia e de distanciar-se dos originais hebraico e grego. Assim, o livro refere-se a rabinos e rabinas, embora as primeiras rabinas tenham sido ordenadas só nos anos 1970.

Além disso, a “Bíblia em linguagem politicamente correta” muda termos como “homens” por “pessoas”, “obedecer a Deus” por “escutar a Deus”. E na carta de Paulo aos Romanos, por exemplo, a tradução substitui a palavra “irmão” pela expressão alemã geschwister, que inclui tanto irmãos quanto irmãs.

Na hora certa, dizem as feministas

Apesar de tecer críticas ao projeto, a teóloga católica Helen Schüngel-Straumann disse que uma nova abordagem já estava bem atrasada. “Como teóloga feminista, durante anos lutei para que acontecesse alguma mudança no que se refere à linguagem eqüitativa”, disse ela, acrescentando que isso era uma de suas prioridades há décadas.

Ainda assim, ela não concorda com a nova tradução por falsificar a verdade histórica. Para a teóloga, essa nova versão distorce as relações sociais existentes numa sociedade patriarcal, as quais são importantes para compreender o contexto bíblico.

A teóloga suíça viu como positivo o afastamento da tradicional percepção de Deus como elemento masculino. Segundo ela, a nova tradução não poderia substituir as versões anteriores, incluindo a de Martinho Lutero, mas foi útil para provocar reflexão.

Apesar de suas reservas, a pastora Büttner também vê vantagens na iniciativa, que, para ela, tem atraído novamente a atenção para a Bíblia. Por outro lado, disse ter ouvido críticas da parte dos católicos. “Se realmente tornar-se aceito que havia apóstolas, a Igreja Católica não poderá ficar como está”, disse a pastora protestante.

Fonte: DW World

Comentários