A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) doa, hoje, um exemplar da Bíblia completa em braile, composto por 38 volumes e um guia de leitura, à biblioteca da Universidade Luterana no Brasil (Ulbra), localizada na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A doação acontece durante o VII Fórum Ulbra de Teologia que, este ano, debaterá, dias 1 e 2 de outubro, o tema “O ser humano diante da morte”, com a participação de teólogos, advogados, médicos, psicólogos, assistentes sociais e demais interessados no assunto.

A Bíblia em Braile é uma produção ligada ao Programa Inclusão do Deficiente Visual, criado há mais de 15 anos pela SBB. No início, os deficientes visuais cadastrados no programa recebiam material em áudio e literatura braile impressa em outros países.

Em 2002, a SBB lançou no Brasil a primeira Bíblia completa em braile e passou a distribuir literatura bíblica impressa em gráfica braile própria.

Dado o alto custo de produção da Bíblia Braile, que alcança 1,33 mil reais (cerca de 740 dólares), a SBB conta com apoio financeiro de órgãos governamentais e não-governamentais na distribuição do texto sagrado às bibliotecas públicas do país.

Atualmente, o Programa Inclusão do Deficiente Visual tem 2,5 mil pessoas cadastradas que recebem, a cada três meses, material em braile ou áudio.

Fonte: ALC