A fundação do ex-presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou que doará 100 milhões de dólares para pesquisar uma vacina contra a Aids, uma doença que dizima milhões de pessoas em todo o mundo, particularmente no continente africano.

Esta doação também servirá para financiar a pesquisa de doenças infecciosas como a malária, que afeta principalmente os países pobres, anunciou a fundação Bill & Melissa Gates.

O dinheiro será distribuído sob a forma de subsídios durante os próximos cinco anos, a partir do início de 2008, frisou a fundação em comunicado divulgado na internet, por ocasião de uma reunião internacional de pesquisadores em Cidade do Cabo (sudoeste da África do Sul).

A iniciativa, batizada Dubbed Grand Challenges Explorations, tem como objetivo “estimular os cientistas do mundo interiro a explorar idéias criativas, não ortodoxas”, destaca o texto.

Ela “apoiará centenas de projetos de pesquisa que estão em sua fase inicial. Muitos deles desenvolvem idéias que nunca foram tentadas antes e das quais participam muitos cientistas diferentes”, prossegue o comunicado.

O projeto será focalizado no desenvolvimento de vacinas e tratamentos de doenças que matam milhões de pessoas a cada ano.

Fonte: AFP