A bispa presidenta da Igreja Episcopal Anglicana dos Estados Unidos (Ecusa, a sigla em inglês), Katharine Jefferts Schori, lamentou a decisão da Diocese de Pittsburgh de se desligar desta denominação norte-americana e se vincular à Igreja Anglicana do Cone Sul da América.

Por 240 a 102 votos do 143o Concílio Diocesano, entre 351 delegados leigos e clericais, a Diocese de Pittsburgh, liderada pelo bispo Robert Duncan, deliberou pelo desligamento. A Diocese de Pittsburgh é a segunda a se apartar da Ecusa. A primeira foi a Diocese de San Joaquin.

“Eu tenho afirmado repetidamente aos episcopais que há muito espaço para dissentir dentro desta igreja e ser oponentes leais é uma larga e honrosa tradição dentro do anglicanismo. Ser cismático não o é”, declarou Jefferts Schori.

A presidenta prometeu apoio aos episcopais de Pittsburgh que não querem a separação para a reorganização da Diocese e escolha de um bispo. “Estamos prontos para dar as boas-vindas a todos os que querem retornar para se unirem a esta parte do Corpo de Cristo”, disse a bispa.

Fonte: ALC