O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, tornou-se neste domingo o primeiro bispo português a utilizar o YouTube para transmitir uma mensagem em vídeo, disse à agência Lusa fonte da Diocese do Porto.

O vídeo, uma mensagem de Natal de pouco mais de dois minutos gravada numa varanda da Casa Episcopal, estréia a página da Diocese do Porto no mais popular site de publicação e partilha de vídeos – http://www.youtube.com/dioporto.

A Diocese do Porto justifica a utilização do YouTube como um exemplo de “nova evangelização”.

Na mensagem, que será colocada hoje à noite no site da diocese, D. Manuel Clemente afirma que o Natal de 2008 é vivido em “circunstâncias de alguma complexidade”, com notícias de “atos terroristas, crises econômicas e financeiras, situação generalizada de fome e carência por parte de muita população mundial”.

“E também, mais proximamente, questões ligadas ao emprego, à sociedade e à própria escola vão agitando a nossa consciência e vão trazendo perplexidades e interrogações, mas são certamente questões para irmos resolvendo com o melhor da nossa boa-vontade”, acrescenta.

Para o Bispo do Porto, a resposta que os cristãos podem dar está no exemplo do presépio de Belém, com “atos pequenos”, como o próprio menino Jesus em que Deus se transformou.

“Quero deixar a todos uma palavra de encorajamento, porque é destas coisas que parecem pequenas, mas onde nós investimos toda a boa-vontade, que nascem a prazo, e às vezes nem sequem a muito longo prazo, as melhores soluções, as mais humanas e também as mais divinas”, salientou.

Fonte: Lusa