O reverendo Samuel Dali, líder de uma igreja cristã na Nigéria, denominada Church of the Brethen (Igreja dos Irmãos), afirmou nesta semana que o grupo terrorista Boko Haram matou cerca de 8 mil fieis e destruiu algo em torno de 70% das igrejas em vários estados do país. As informações são do Christian Post.

— 70% das nossas igrejas foram destruídas pelo Boko Haram nos estados de Adamawa, Yobe e Borno. Mais de oito mil de nossos membros foram mortos, 176 das meninas sequestradas em Chibok são de nossas igrejas”, disse Dali, que é o presidente nacional da denominação.

[img align=left width=300]http://img.r7.com/images/2015/08/27/4j89bdckw2_3zdo4gubxv_file?dimensions=460×305[/img]Como consequência, além da dor pelas tragédias, muitos pastores que eram responsáveis por essas igrejas perderam seus empregos, por causa da destruição.

A luta do grupo terrorista islâmico Boko Haram contra as forças armadas nigerianas para controlar cidades se iniciou em 2009 e levou o país a um estado de terror. Na semana passada, cerca de 150 pessoas foram mortas pelo grupo, durante tentativa de invadir a aldeia Kukuwa-Gari.

Um dos moradores da aldeia, Modu Balumi, descreveu as cenas de barbárie que testemunhou.

— Eles abriram fogo instantaneamente, o que obrigou os moradores a fugir. Eles atiraram e atingiram em um número de pessoas. Infelizmente, muitos moradores que tentaram fugir mergulharam no rio que está cheio por causa das chuvas. Muitos se afogaram. Pelo nosso último registro temos 150 pessoas que morreram baleadas ou afogadas durante o ataque. Os pistoleiros mataram um pescador, simplesmente porque este tentou salvar residentes da aldeia de se afogarem.

A tentativa de derrubar o grupo tem se intensificado mas ainda não atingiu plenamente o objetivo. Além de os Estados Unidos terem destinado R$ 17,8 milhões para as forças armadas derrotarem o Boko Haram, o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou em dezembro último guerra total ao grupo criminoso. E garantiu que o fim do grupo terrorista estava próximo.

[b]Fonte: R7[/b]