Na manhã da terça-feira (17), o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores no Brasil) comunicou a concessão do agrément – autorização oficial para atividades – à embaixada de Israel em território brasileiro.

[img align=left width=300]http://arquivos.editoracpad.com.br/uploads/2017/01/18/540x350_embaixador.jpg[/img]Em nota oficial, o Itamaraty informou que Yossi Shelley será o embaixador de israelense no Brasil e alegou ter “satisfação” em poder transmitir o comunicado.

“O governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément ao senhor Yossi Shelley como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Israel no Brasil. Brasil e Israel estabeleceram relações diplomáticas em 1949”, informou a nota oficial.

O comunicado veio poucos dias depois de o Brasil conseguir a mesma autorização em Israel, com a nomeação de Paulo César Meira de Vasconcellos como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país.

Relações diplomáticas reforçadas

Os recentes acontecimentos envolvendo as embaixadas do Brasil e de Israel nos territórios de ambos os países vem marcando um grande passo para o reforço de seus laços diplomáticos.

Esta relação já correu sérios riscos, após decisões controversas por parte do governo brasileiro, durante a gestão de Dilma Rousseff, que recusou a indicação de Dani Dayan como embaixador de Israel no Brasil em setembro de 2015.

Outro fato que também colocou em risco a relação diplomática entre o Brasil e Israel foi o seu voto favorável a uma resolução apresentada na ONU, para negar a conexão entre judeus e locais considerados sagrados, em Jerusalém, como o Monte do Templo e o Muro das Lamentações.

O comunicado de reconhecimento do novo embaixador de Israel no Brasil está também no site oficial do Itamaraty.

[b]Fonte: CPADNews[/b]

Comentários