Com os trabalhos dispostos em um espaço que faz analogia à Caaba – local sagrado dos muçulmanos em Meca -, a exposição “God is Design” inaugura o Galpão Fortes Vilaça, no bairro paulistano do Bom Retiro.

O título da mostra nasceu de vídeo homônimo que integra a exposição, feito pelo argelino Adel Abdessemed, que usou padronagens e símbolos de diferentes religiões sobrepostos em uma seqüência animada. A idéia central de “God is Design” é mostrar que a arte, assim como a religião, só existe com uma condição de fé.

Entre os destaques da mostra há “Persus”, trabalho de 1986 do minimalista norte-americano John McCracken, e obras que dialogam com o Minimalismo, como “Black and Blue”, do brasileiro Nuno Ramos, e “Acidez”, do suíço Urs Fischer.

A exposição traz ainda “Future Anterior”, trabalho da polonesa Agnieska Kurant que resume bem o conceito da exposição. Trata-se de uma impressão da primeira página do “The New York Times” no ano de 2020, com as notícias seguindo as previsões de uma cartomante. A página foi impressa com tinta sensível ao calor, de modo que as imagens só aparecem quando a temperatura está abaixo de 22ºC – ou seja, o texto some ao entrar em contato com as mãos do leitor.

“God is Design” tem curadoria de Neville Wakefield, do PS1, centro de arte contemporânea do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), e pode ser visitada até 3/5.

Fonte: UOL