O presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Karl Lehmann, bispo de Mainz, dirigiu um apelo, nesta quinta-feira, em Berlim, em favor dos cristãos no Oriente Médio, em particular pelos cristãos de Israel, Egito, Palestina e Iraque, aos quais foi dedicada a edição 2007 de “Solidariedade para com os cristãos perseguidos e oprimidos”.

No evento, o cardeal apresentou um estudo da Conferência Episcopal a propósito. “Sem a solidariedade e o apoio das Igrejas-irmãs no exterior, os cristãos dessa região não poderão sobreviver” _ afirmou o Cardeal Lehmann.

O cardeal evitou generalizar a situação dos cristãos nas diversas condições políticas e sociais dos países do Oriente Médio, mas _ precisou _ “em geral, os cristãos da região têm desvantagens e dificuldades e, por isso, abandonam os próprios países”.

“Em algumas localidades, as comunidades cristãs mais antigas estão-se extinguindo” _ acrescentou. Daí, seu apelo “por orações, apoio financeiro e material” e pela sensibilização da opinião pública.

“A dedicação a todos os oprimidos e humilhados, independentemente da religião, é uma obrigação dos cristãos” _ afirmou o Cardeal Lehmann. “Como Igreja, num país em que os cristãos vivem em liberdade e segurança, os cristãos devem ser solidários com os irmãos e irmãs que são oprimidos por causa da fé” _ concluiu o cardeal.

Fonte: Rádio Vaticano