Fiéis católicos de várias cidades do Brasil participaram nesta sexta-feira de procissões e encenações da Via-sacra de Cristo, para celebrar a Sexta-feira da Paixão. Segundo a tradição católica brasileira, as homenagens acontecem em cidades que as realizam já há muitos anos.

A encenação da Paixão de Cristo em Paraibuna, no interior de São Paulo, é realizada há 25 anos. A vida de Cristo é relembrada durante uma procissão que percorre as principais ruas da cidade. Já em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, cerca de 1500 pessoas participaram da procissão penitencial dentro da programação da Semana Santa. A procissão é realizada há mais de 150 anos na cidade.

Os moradores da região da Lagoinha, na periferia de Belo Horizonte (MG), foram brindados com uma distribuição gratuita de peixes. A encenação da Paixão de Cristo em Trindade, no interior de Goiás, também reuniu diversas pessoas.

Em Monte Santo, na Bahia, na os fiéis descansavam depois de subir o morro relembrando os passos da Paixão de Cristo. A cidade de Aparecida cerca de dois mil católicos, que estiveram no Morro do Cruzeiro para celebrar a Paixão de Cristo.

A penitência, tradicional desde os anos 70, reuniu fiéis da região do Vale do Paraíba e do interior do Estado de São Paulo. Já às 4h30 da manhã os católicos se concentravam na subida do morro. A pé, descalços e levando velas, os fiéis percorreram as quatorze estações da Via Sacra, relembrando os sacrifícios de Jesus Cristo antes da crucificação e morte.

Fonte: Jovem Pan