O papel do Papa na Igreja será um dos temas que serão analisados na 10ª Assembléia Plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, que se reúne até o dia 15 de outubro em Ravenna, no nordeste da Itália.

A assembléia sobre diálogo teológico é a segunda convocada depois da reativação destas reuniões, com a Plenária de Belgrado (2006).

A Comissão Mista foi instituída em 1979 pelo Papa João Paulo II e pelo patriarca ecumênico Dimitrios I e começou seus trabalhos em 1980.

Durante a assembléia será analisado o documento “Conseqüências Eclesiológicas e Canônicas da Natureza Sacramental da Igreja”, que fazia parte do programa fechado na primeira reunião, em 1980.

Seu estudo foi suspenso para fazer frente às questões referentes às relações da Ortodoxia com as Igrejas Orientais católicas.

A comissão possui 60 membros, 30 pela parte católica e 30 pelos ortodoxos, e é presidida pelo cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e por Ioannis, metropolita de Pérgamo.

Fonte: EFE