Dois milhões de pessoas são esperadas nas ruas de Belém, neste domingo (12), para o Círio de Nazaré. As romarias que começaram na sexta-feira (10) devem durar mais duas semanas.

No fim da noite de sábado (11), acontece a trasladação. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu do colégio Gentil Bittencourt e percorre o Centro da cidade em direção à Catedral Metropolitana de Belém. Durante o trajeto, de três quilômetros e meio, os fiéis rezam, cantam e acendem velas para a Nossa Senhora, que é padroeira do Pará.

Em Belém, os católicos dão demonstrações de fé e movimentam o turismo. Os devotos lotam os hotéis.

A Basílica ficou repleta neste sábado. Durante a celebração, um momento raro: a imagem original de Nossa Senhora, encontrada em 1700, foi retirada do altar e levada para junto dos fiéis.

Durante a festa, uma réplica da santa percorre Belém e Região Metropolitana em um total de onze romarias. Por onde passa, emociona os moradores.

Os devotos não querem ficar um instante sequer longe da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Acompanham a santa até na água durante a romaria fluvial.

As embarcações estavam todas decoradas para a santa. Depois de percorrer 18 quilômetros pela baía de Guajará, a imagem foi recebida por milhares de fiéis.

Fonte: G1