Dez milhões de cartilhas com orientações sobre como se comportar no trânsito serão distribuídas em todo o país, em novembro, por cerca de 10 mil paróquias da Igreja Católica.

A cartilha Os Dez Mandamentos do Trânsito Seguro foi lançada ontem (18), na Câmara dos Deputados, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

A cartilha é inspirada no documento Os Dez Mandamentos do Trânsito, divulgado em junho pelo Vaticano. A CNBB vai lançar a campanha nacional no dia 11 de novembro, com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que será responsável pela distribuição da cartilha nas paróquias, e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o vice-presidente da CNBB, bispo Luiz Soares Vieira, a intenção é despertar valores de boa convivência e de educação no trânsito. “As cartilhas deverão chegar a todas as comunidades até o dia 11 de novembro, para que as homilias e cultos se desenvolvam em torno de um trânsito mais humano e seguro”, disse.

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) estima em R$ 28 bilhões o custo anual dos acidentes de trânsito, que entre os anos de 2003 e 2006 deixaram, na média, 34 mil mortes por ano e 100 mil pessoas com deficiências temporárias ou permanentes, além de 400 mil feridos.

Fonte: Agência Brasil