Foi inaugurado ontem o Colégio Presbiteriano Comenius, que iniciará as atividades em Uberaba em fevereiro. Ligado à Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o estabelecimento atenderá alunos desde o maternal à 5ª série do Ensino Fundamental.

De acordo com a diretora de escola e doutora Nilza Franzão, que leciona há 27 anos, o colégio pretende ser um diferencial em Uberaba, por meio de uma filosofia disciplinar que objetiva formar um cidadão com visão crítica. “A missão do colégio é construir um ser integral, nas suas dimensões cognitiva, afetiva, física, política, espiritual e ética”, explica.

Sobre o debate entre o criacionismo e evolucionismo, Nilza afirma que a ideia do colégio não é passar a religião e caberá ao aluno refletir sobre o tema. “Todas as aulas serão iniciadas com uma reflexão. Nas aulas de biologia, além do cronograma que cumprimos, daremos o direito ao aluno de entender as diversas formas de pensar. Mostraremos no Gênesis, no Êxodo, para que o próprio aluno reflita e seja capaz de ter a própria visão sobre o assunto”, afirma.

Até o momento foram contratados 12 professores, que darão aulas para as nove turmas do Ensino Infantil e para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, da primeira à quinta série. Os alunos não precisam ser da igreja protestante para fazer a matrícula. Quarenta alunos já fizeram as inscrições, que ainda estão abertas. “Quando Comenius e Mackenzie começaram a lecionar na Universidade de Harvard, só havia 50 alunos”, finaliza, otimista, a diretora.

Fonte: Jornal da Manhã