Foi empossado como sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros o advogado evangélico Dr. Gilberto Garcia, que é professor universitário, mestre em direito, conselheiro estadual da OAB/RJ, autor de varias obras jurídicas, com artigos publicados em jornais, revistas e sites na Internet e colunista do portal FolhaGospel.

O ingresso no IAB pressupõe que o advogado tenha a chamada produção cientifica, tal como, obras jurídicas e artigos publicados, além do exame do “Currículo Vitae”, e seja indicado por um dos sócios efetivos, que no caso do Prof. Gilberto Garcia, a indicação foi do Ex-Presidente do IAB, Dr. Paulo Saboya, sendo indispensável o parecer favorável da Comissão de Admissão de Sócios, votado em Reunião Plenária aberta a todos os sócios efetivos.

O Instituto dos Advogados Brasileiros é a mais antiga instituição jurídica da América Latina, tendo sido fundado em 1843 por decreto do Imperador D. Pedro II, o IAB surgiu como consequência natural da criação, em 1827, dos cursos jurídicos no país, sendo inclusive a origem da instituição da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

O IAB reúne em seus quadros, desde sua fundação, os mais representativos juristas do país, e tem como um de seus objetivos a produção de conhecimento visando ao aperfeiçoamento da ordem jurídica e ao Estado Democrático de Direito.

Na constelação de ex-presidentes consta o nome de um dos maiores juristas do Brasil, Ruy Barbosa; e entre os sócios efetivos atuais destacam-se: Carlos Mário da Silva Velloso (Ministro Aposentado do Supremo Tribunal Federal); José Afonso da Silva; Luís Roberto Barroso; Theóphilo de Azeredo Santos; Ives Gandra da Silva Martins, além de advogados ilustres, professores de direito, juízes e desembargadores.

A Sessão Ordinária realizada no dia 01 de abril de 2009 foi presidida pelo Dr. Henrique Maués, e Secretariada pela Dra. Kátia Tavares e pelo Dr. Luiz Dilermando de Castello Cruz, quando foram cumpridas as formalidades da solenidade de posse, sendo procedida a saudação ao novel consócio do IAB, Dr. Gilberto Garcia, pela Dra. Maria Adélia Campelo, Ex-Presidente do IAB, em função do óbito recente do Dr. Paulo Saboya, bem como, o discurso do empossado destacando o privilégio do ingresso na mais alta Casa de Produção Cultura Jurídica do País.

Estiveram presentes na Solenidade de Posse no IAB, além de diversos sócios efetivos, a Dra. Soraia Garcia, que é nutricionista, esposa do empossado, e ainda, o Dr. Hilário Gonçalves, representando os advogados da OAB-São João de Meriti/RJ.

Fonte: Gilberto Garcia (www.direitonosso.com.br)