A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores. Prov 10:22 Bíblia Almeida.

A bênção do Senhor traz riquezas, e nada se ganha com se preocupar.
Bíblia Espanhola.

Este versículo de Provérbios nos diz que só a bênção do Senhor é que acrescenta riquezas (que pode ser bens, riqueza e dinheiro) necessário para uma vida digna e que para nós não há outra fonte.

De acordo com alguns estudos, realizados nos Estados Unidos, os homens com cerca de 30 anos de idade, que possuem uma estabilidade profissional, estão agora buscando uma nova profissão, por não se sentirem plenamente realizados com que faziam. Isto ocorre porque estavam buscando primeiramente a realização financeira, sem a satisfação pessoal.

Um dos princípios que precisamos ensinar a nossos filhos, antes que eles escolham sua vocação é que, em primeiro lugar, devem olhar para si mesmos e escolher um trabalho de acordo com suas aspirações e habilidades. Talvez na primeira tentativa não encontrem o ?trabalho perfeito?, mas você pode lhes guiar no processo de encontrar a vocação correta.

Faz algum tempo li a definição da palavra rotina. A definição é que rotina não é outra coisa, senão ?uma cova aberta?. Se você deixar sua vida cair nesta tendência, não alcançará a satisfação pessoal em seus projetos e nem a prosperidade de Deus.

Em segundo lugar, seus filhos devem sentir-se realizados em sua vocação, e devem aprender a serem felizes no lugar em que estão. Seja este o último trabalho que vão ter pelo resto de sua vida, ou seja, este um trabalho intermediário. Eles têm que ter uma atitude de felicidade e de contentamento para com o trabalho em que estão. A atitude positiva que eles tiverem para com esse trabalho, os vai levar mais adiante na vida.

Em terceiro lugar, precisam escolher uma profissão honrada e de bom testemunho. Precisam desempenhar algo que seja honroso tanto para eles, como para Deus. Devem estar livres de reprovações. Muitas carreiras não estão livres de reprovações.

Então, recapitulando:

1º) Ensine seus filhos a identificar sua personalidade, suas habilidades e suas aspirações;
2º) Ensine-lhes a depender de Deus e desfrutar do trabalho em que eles se encontram; e
3º) Oriente-os para que escolham uma carreira de bom testemunho.

Se você seguir estes conselhos, vai ajudar seus filhos a desfrutar do trabalho em que estão, sair da cova da rotina e desfrutar a vida como Deus quer: ?a vida em abundância?.

Ev. Manoel Valentim

Baseado no Livro Finanças familiares, do Dr. Andrés Panasiuk