Existem inúmeras organizações no Brasil e no Mundo que atuam em prol dos mais desfavorecidos, e entre estas, algumas destacadas fundações, tais como: a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Bill e Melinda Gattes, e, a Fundação Rotária Internacional, que é uma organização sem fins lucrativos, da qual transcrevemos de diversos informativos virtuais seus objetivos e ações: promover a paz e incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional.

Como este mês de novembro é considerado o Mês da Fundação Rotária, aproveitamos o ensejo para divulgar sua atuação internacional, e especialmente para efeito de incentivo de doações a uma instituição não governamental que tem projetos e ações humanitárias reconhecidas em todo o mundo, numa perspectiva de prática do cristianismo, à luz de uma ótica holística do ser humano.

“A Fundação Rotária transforma suas contribuições em projetos que mudam vidas no Brasil e no mundo todo. Como braço beneficente do Rotary, ela conta com uma rede global de pessoas que investem seu tempo, dinheiro e conhecimento em suas prioridades, tais como, erradicar a pólio e promover a paz. Com os subsídios da Fundação, são enfrentados desafios como a pobreza, o analfabetismo e a subnutrição com soluções sustentáveis de impacto duradouro para a comunidade.

As doações feitas ao Fundo permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. (…) que aumentaram especialmente após 1947, quando do falecimento de Paul Harris, que foi um dos fundadores do Rotary Internacional em 1905.

O Rotary Internacional tem como principal bandeira a erradicação da Poliomielite. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 24 de outubro como o Dia Mundial da Pólio. É um dia para se lembrar que a Paralisia Infantil é uma doença que ainda assola algumas comunidades pelo Mundo e inspira cuidados, existindo, ainda, alguns locais, especialmente países Africanos.

O Rotary Internacional conta com o Pólio Plus, um programa especial criado em 1985 e voltado ao combate da Poliomielite. A meta do programa Pólio Plus é a certificação da erradicação global da Poliomielite. Por mais de 20 anos, o Rotary, através da Fundação Rotária, tem conduzido o setor privado a contribuir com esta iniciativa. A organização já contribuiu com pelo menos US$ 700 milhões à campanha, arrecadados através de contribuições de pessoas em todo o mundo.

Hoje, o Pólio Plus é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária. Além de providenciar e ministrar as vacinas, o programa inclui qualquer atividade diretamente ligada à erradicação da poliomielite, entre elas, apoio aos Dias Nacionais de Imunização, controle do vírus através de programas de vigilância, e vacinação de crianças vulneráveis a contrair a doença em lugares remotos, entre outras ações.

A erradicação da poliomielite, uma das maiores prioridades do Rotary, requer a imunização de todas as crianças do mundo. Como resultado dos esforços do Rotary Internacional e de seus parceiros, um bilhão de crianças foram vacinadas contra a poliomielite desde 1987. (…) Os rotarianos tem como alvo institucional permanente comemorar a certificação de um mundo livre da pólio. (…).

Através dos Parceiros Pólio Plus, uma iniciativa que fornece recursos e suprimentos a países onde a poliomielite ainda representa uma ameaça. Rotary representa o parceiro do setor privado de maior peso nesse esforço internacional na área da saúde. Os parceiros do setor público incluem a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e o centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Existem outros programas humanitários que são patrocinados pela Fundação Rotária que promove inúmeras atividades de prestação de serviços internacionais, sendo que os subsídios humanitários apoiam projetos que oferecem assistência médica, materiais, água potável, alimentos, treinamento profissionalizante e educação, principalmente em países em desenvolvimento.

Os programas educacionais da Fundação Rotária promovem a paz e a compreensão internacional através de bolsas de estudos e intercâmbios culturais. Os programas de Bolsas Educacionais patrocinam cerca de 1.300 bolsistas anualmente para estudar em um País no exterior. Este é o maior programa do mundo de bolsas de estudos internacionais patrocinadas com fundos privados. ”.

Compartilhamos que com quase duas décadas de associação ao Rotary Internacional tivemos a honra de receber o Título de Companheiro Paul Harris, (clique fotográfico que registra o Presidente: 12/13 do Rotary São João de Meriti, Renato Lopes e a Governadora do Distrito 4570: 12/13, Alice Lorentz afixando o PIN de Paul Harris), eis que, assim, aproveitamos a oportunidade, para promover a divulgação da obra filantrópica e fomentar o aumento contribuições pecuniárias.

“O Título Companheiro Paul Harris é uma homenagem ao fundador da organização, nome que leva o certificado de reconhecimento outorgado pela Fundação Rotária Internacional, para qualquer pessoa, pela doação espontânea da importância de US$-1.000,00 dólares, com a finalidade contribuir para a Fundação, com que são desenvolvidos seus programas humanitários.

O doador do valor relativo a um Título “Companheiro Paul Harris” é responsável pela libertação do perigo da poliomielite, de cerca de 2000 crianças em qualquer parte do mundo. São as vacinas que se podem adquirir com esta doação. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é um dos maiores programas liderado pelo Rotary Internacional. Desta forma, significam muito as doações feitas, pois dão ao Rotary a condição de implementar este e muitos outros programas de elevado cunho humanístico e de solidariedade em favor de irmãos desconhecidos e que de outra forma não teriam como receber alguma ajuda no abandono e esquecimento em que se encontram.”.

Destacamos que as informações compartilhadas constam de diversos sites na internet alusivos ao Rotary Internacional, pelo que, percebemos que inúmeras organizações em todo o mundo, numa perspectiva de prática do cristianismo, e a Fundação Rotária Internacional é uma delas, que tem atuado para amenizar a pobreza, erradicar epidemias, prover educação etc, materializando a proposição bíblica: “E verão as boas obras e glorificarão a vosso Pai que está nos Céus”.