Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’. Lucas 15: 25 – 32

Na Palavra de Deus há diversas passagens sobre a avareza, mas as vezes achamos que a avareza não é tão grave assim, no entanto Salomão em Prov. 11:24 diz “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza”. Há aqueles que retêm mais do que deveriam dar e isto atrai a pobreza. Deus dá sementes para todos semear.

EM TEU FUTURO ESTÁ EM TUA SEMENTE.

HÁ CINCO TIPOS DE SEMENTES:

1. Semente de tempo.

Quando você concede tempo a alguém, a teus filhos, teu esposo, tua esposa, voce está semeando algo que vai colher no futuro.

2. Semente de presentes.

Dinheiro, roupa, objectos são artigos que podem ser usados para presentear alguem.

3. Semente física.

Saúde, abraço, beijo, um carinho são espressões de sentimentos, que são verdadeiras sementes no coração de quem recebe.

4. Semente de palavras.

Quando você fala: “que Deus te abençoe”, você está abençoando alguem. CONFESSAR É PLANTAR.

5. Semente de revelação de Deus.

É tão poderoso semear uma Palavra de Deus, uma revelação que Deus lhe deu entendimento e trouxe bênção a sua vida, que você crê que tem o poder de revolucionar a vida de alguem naquele momento específico.

A LEI DA SEMEADURA E DA COLHEITA É A MAIS PODEROSA QUE EXISTE NA TERRA, DEUS A COLOCOU ATÉ NA LEI DA FÍSICA: “A CADA AÇÃO CORRESPONDE UMA REAÇÃO”.

A lei da maldição também cresce sozinha, mas ela não anula a Lei da bênção de Deus. A questão crucial é possuir uma ou a outra em sua vida.

O roubo ou a maldade crescem sozinhos. Não há como impedir que continuem se propagando, porque maldição é uma lei satânica plantada na terra.

MAS HÁ UMA LEI MAIS PODEROSA QUE ROMPE A MALDIÇÃO EM SUA VIDA, É A LEI DA SEMEADURA E DA COLHEITA. SE VOCÊ DESEJA MANTER A SUA SAÚDE, EM PLENO FUNCIONAMENTO, CUIDE DO QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO.

NÃO COMA A SEMENTE QUE DEUS COLOCA EM TUAS MÃOS. TRABALHE PARA A SUA SEMENTE E QUANDO SEMEARES ESTARÁS ROMPENDO A LEI DA MALDIÇÃO.

Teus filhos estão na droga, presos ou em crises porque a semente da maldição cresceu neles, há uma lei superior. Anule o poder das trevas viva a Palavra -as sementes de Deus-, porque Ela diz que “O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

HÁ PESSOAS QUE SE MOVEM PELAS SEGUINTES LEIS:

– a Lei do sacrifício: eram os escravos na Biblia.

– a Lei do esforço ou do trabalho inteligente: eram os jornaleiros. Todos nós quando saimos para trabalhar nos movemos por esta lei.

– a Lei do Criador: é a Lei da Semeadura e da Colheita.

DEUS NOS DÁ SEMENTES, QUE SÃO:

– para nós (quando recebemos amor ou um presente);

– para ajudar outro. A Palavra diz “dá ao pobre e nunca terás pobreza”. O que dá ao pobre empresta a Jeová, e o próprio Deus o recompensará com saúde;

– para semear: se você come a sua semente e não aprende a semear (com palavras, no físico, com presentes, com tempo e revelação), você está anulando a Lei da Semeadura. POR ISSO A AVAREZA É TÃO CONDENADA NA BIBLIA, PORQUE A AVAREZA FAZ QUE NÃO SEMEIES E COMA A SUA SEMENTE. E O FUTURO ESTÁ EM SUA SEMENTE.

CADA VEZ QUE VOCÊ COME A SUA SEMENTE, VOCÊ COME O SEU FUTURO.

Sempre possuímos sementes para semear. Em todo terreno, onde estivermos, temos sementes prontas para semear: um abraço, uma palavra, um presente, uma revelação.

Se semeias permanentemente, permanentemente vais colher. Há pessoas que querem colher sem nunca terem semeado. Outros que semeiam por emoção -quando sentem-, por pressão, outros por imitação.

Semeie tempo, carinho, presentes, a Palavra de Deus – a semente mais poderosa – porque esta pode te levar a outro nível.

A COLHEITA QUE QUERO É A SEMENTE QUE DEVO PLANTAR.

Está precisando que te escutem? Semeie ouvir. Que teu filho saia da droga? Ore por alguém que tem o filho na droga.

DEUS NUNCA VAI TE DAR COLHEITA SE PRIMEIRO NÃO SAIR A SEMEAR. A lei funciona para todos, e semeando você manterá colheitas por todos lados, porque o ciclo da colheita é:

– primeiro semear, esperar crescer e depois fazer a colheita.

Ao semeares, não fique esperando desesperadamente, porque a semente não cresce instantaneamente, tens que prosseguir semeando; quando você lembrar da primeira semente, verás que ela já cresceu e então farás a colheita, continuará semeando, e enquanto colheres e semeares, as outras sementes que já estarão crescidas e continuarás colhendo e semeando, e então entrarás no ciclo permanente da semente-colheita, semente-colheita.

Cada manhã ao levantar você estará disposto a semear sementes neste dia, não querendo desperdiçar nenhuma, mas semeando em palavras, no físico, em presentes, em tempo, em revelação.

Quando semeio devo estar atento, porque sempre havará uma colheita para mim. O grande problema dos cristãos é que não sabemos colher. Jesus disse que os pobres sempre os teremos ao nosso redor. Muita gente pensa que pobre é aquele miserável, mas Jesus quando usou a palavra “pobre”, Ele estava se referindo àqueles que não produzem nada.

Quanto maior é a semeadura, mais atento devo estar para fazer a colheita. Deus me ensinou, quando escrevi o livro “A BÊNÇÃO DE ABRAÃO” que temos que saber reter a nossa colheita, porque há pessoas que não sabem reter, capturar, conquistar. Israel não entrou na Terra Prometida porque não quiseram lutar contra os gigantes, não quiseram tomar sua colheita que já estava pronta, visto que só tinham que entrar e conquistar.

SE NÃO CONQUISTAS A TUA COLHEITA, VAIS MORREIR NO DESERTO.

Deus teve que declarar morta aquela geração e levantar outra que ia conquistar. CUIDA DA TUA COLHEITA E LUTE POR ELA, DEUS TE DARÁ COLHEITA EM TODAS AS ÁREAS, PORQUE TUDO O QUE FIZERES, PROSPERÁS – ELE JÁ DISSE. VÊM DIAS DE ABUNDANTE COLHEITA, DE SUPERPROSPERIDADE, VAMOS LUTAR POR NOSSA COLHEITA E CONQUISTÁ-LA.

Junte-se com gente que tem colheita, deixe de juntarsse com o avarento. Nunca invejes à pessoa que tem colheita porque é ela que vai te ensinar. O miserável que vive criticando todo mundo, julgando, está semeando para a carne, isto é, corrupção, mas o que anda confiante na Palavra, avança no mundo espiritual.

Quando você faz de Deus seu recurso, Ele põe pessoas que vão te abençoar no físico, no espiritual, no material, no afetivo. Para atrair gente de grande colheita voce tem que ter grande semeadura, e para isso tens que ser um semeador. Não sejas miserável, semeie.

Meu livro “A BÊNÇÃO DE ABRAÃO” é o próprio testemunho desta verdade. Quando comecei a semear exemplares do livro em Sites Evangélicos, Rádios Cristãs e Igrejas, Deus mesmo começou a expandir o livro pelo Brasil e pelo mundo.

Esteja atento para colher em todo lugar. Por exemplo, um Pastor de Manuas me escreveu que após ler o livro “A BÊNÇÃO DE ABRAÃO” sentiu de Deus coragem e fé para lançar o alicerce inicial de sua igreja no terreno que já possuia.

A COLHEITA PODE ESTAR EM QUALQUER LUGAR.

Se buscas colheita sem semear, então você é um cobiçoso e a Palavra diz que os cobiçosos não entrarão ao Reino de Deus. Mas se você é um semeador, pensa em dar e Deus dá semente ao que semeia e pão ao que come. Não faças por obrigação. Sempre há uma semente para desfrutar.

Eu pensava alguns anos atrás que semente era só finanças e hoje sei que semente é mais que isto. SE VOCÊ SEMEAR, VOCÊ VAI COLHER. Talvez não venha a colher a semente que está esperando, mas desfrutará de uma colheita.

Se desejas semear para você mesmo, fica diante do espelho e declara a Palavra e verás o quanto colherás. Desfrute da semente do Espírito Santo que foi colocado em você. Não continue vivendo com a colheita do outro, vive da tua semente, e tenha um espírito generoso. Deus foi o primeiro semeador, semeou Cristo e colheu abundância. Por isso avareza é tão mal.

A Palavra diz “O que de graça recebeste, de graça daste”. O que dá é superior ao que recebe. É melhor dar porque o que dá é maior que o que recebe, porque é o que tem e o que tem sempre é superior. Jesús lavou os pés dos discípulos e disse-lhes “façam-no entre vocês”, e eles nunca o fizeram, porque o que serve, é o que dá e é superior. No mundo o que recebe é o superior porque é o que tem, MAS NO MUNDO ESPIRITUAL O QUE DÁ É SUPERIOR. O DAR LIBERA-ME DA AVAREZA. Ao que dá, não se lhe retirará nada, mas o que retém, perderá . Todo o universo funciona com base no dar: o sol sai e dá a luz. Tudo o que retém se perde. Quantas vezes você não ofertou um “Deus te abençoe”, “te amo”, “obrigado”? Guardou e se perdeu.

Recebeu uma Palavra que te abençoou, que te levantou, uma palavra “Rhema” que é uma semente e não a semeaste com ninguém, ela se perdeu. Se Deus dá-nos coisas novas é porque deseja que semeiemos estas coisas novas. Semeie em teus filhos, em teu esposo: um abraço, uma palavra, um carinho; semeie onde você for. O dar liberta-nos das coisas.

QUANDO VOCÊ APRENDE A SEMEAR TAMBÉM APRENDE A LIBERTAR. RECEBER É DA ALMA, DAR É DO ESPÍRITO.

Quando alguém te dá algo, você fica surpresso, fica contente, porque receber é da alma, é emocionante. Dar é do espírito, quando você dá, tem uma sensação no coração que é indescritível.

Na parábola do filho pródigo – DOIS FILHOS PERDIDOS-: O filho menor diz: “Pai não vou esperar que o senhor morra, me dá a minha colheita”. Colheita empregada fora do propósito de Deus sempre será um desperdício. Mas um dia ele pensou: “na casa de pai há muito trabalho, vou pedir para ser um de seus empregados”. O pai estava esperando-o, abraçou-o, o beijo-o e festejou sua chegada. Colocou um anel em seu dedo, vestiu-o e calçou-o. O irmão maior estava trabalhando, quando escutou a música perguntou a um empregado o que estava acontecendo e não quiz entrar para participar da festa. O pai o chamou, mas ele replicou: “Nunca mataste um cabrito mas… O pai olhou-o e disse-lhe: Filho, tudo o que é meu é teu”. O papai amava os dois e convidou-os para a festa. O papai fez a festa, deu tudo o que tinha aos dois. Esse é Deus. Deus que nos ama e que tem uma grande colheita para nós. Não importa a colheita que você perdeu, há uma maior que Ele nos dará quando nos achegarmos a Ele.

O filho maior tinha tudo, mas não sabia desfrutar, tinha a colheita e não sabia comer da colheita. Nosso Pai quer que todos participemos da festa. Ele nos dá:

– um anel, que é autoridade;

– um calçado, que é identidade;

– uma roupa nova, que é honra; e

– um bezerro gordo, que é prosperidade.

Não fiques mais de fora da festa. Entra, participa, toma parte da festa, desfruta de tudo que há na festa, de tudo que o Pai preparou, sabendo que tudo isto é teu também.

LEVANTA SUAS MÃOS, NÃO SEJAS AVARENTO, SEMEIE PARA DEUS UM LOUVOR! HÁ COLHEITAS QUE ELE JÁ COLOCOU EM SUA MÃO. AGRADECE A ELE. DEUS DÁ SEMENTES AO QUE SEMEIA. SEMEIE EM TEUS FILHOS, EM TEUS PAIS, EM TEUS AMIGOS, EM TEUS IRMÃOS, NA CIDADE. SEMEIE E COLHA. NÃO IMPORTA O QUE PERDESTE, “EU TENHO UMA COLHEITA MAIOR” DIZ O SENHOR.

Ev. Manoel Valentim