Á poucas semanas atrás, abordamos a inesperada tentativa de suicídio do ator americano Owen Wilson. Todos ficaram chocados ao ver um jovem que tem tudo o que qualquer um gostaria de ter, tentando tirar a própria vida.

Pois é; parece que artistas norte-americanos não conseguem parar de se meter em encrencas. Dessa vez quem andou aprontando foi a cantora Britney Spears.

A “pobre” Britney vem em uma trajetória descendente já há algum tempo e não consegue emplacar mais sucesso nenhum nas paradas de sucesso. Há quem atribua essa péssima fase ao seu envolvimento com o “zé-ninguém-metido-a-cantor-de rap” Kevin Federline, com quem ela fez a besteira de se casar em 2004. De lá pra cá, separada e dois filhos depois, a loura nunca mais conseguiu voltar às boas com seu público.

As mais novas trapalhadas da cantora aconteceram nas duas últimas semanas. A primeira durante a premiação do MTV Awards, onde ela foi convidada para um número musical ao vivo. Tratava-se de uma ótima oportunidade para Britney ser novamente catapultada ao sucesso. O prêmio é bastante respeitado nos EUA e foi transmitido para milhões e milhões de pessoas do mundo inteiro.

Mas, a loirinha chegou bastante despreparada, fora de forma e aparentemente bêbada e fez o maior papelão. Errou letra, tropeçou nos dançarinos e nem mesmo conseguiu dublar suas musicas direito. Um fiasco sem tamanho. E como já não bastasse esse revés, agora ela corre o risco de perder a guarda de seus dois filhos pequenos para o canastrão Kevin Federline.

Uma mãe perder a guarda dos filhos já é em si algo bastante inusitado; e ainda mais para uma pessoa da “estirpe” desse tal do “K-Fed”, como ele é chamado por aqui, é algo inominável! Só pra você ter uma idéia, o infeliz abandonou a primeira esposa grávida de 8 meses para ficar com Britney. Nunca fez nada que prestasse na vida, e agora está pedindo uma pensão de 20 mil dólares por mês para a cantora. Homem que pede pensão para ex-mulher é no mínimo, um vagabundo. E o juiz achar que o tal cafajeste é melhor capacitado para cuidar dos filhos do que a mãe…

Contudo, o que mais me choca na trajetória de Britney Spears, é o fato de saber que ela vem de uma família evangélica. Nascida no Mississipi e criada na Louisiana, estados bastante conservadores do sul dos Estados Unidos, Britney freqüentou igrejas batistas desde pequena. Inclusive descobriu seus talentos musicais nos corais e musicais infantis que participou desde cedo. O que será então que deu errado na vida de moça?

Na verdade o problema não é o que deu errado, mas o que deu certo. O sucesso tem uma face sedutora e outra terrivelmente cruel. Se Britney nunca tivesse chegado ao estrelato, talvez tivesse terminado o segundo grau, ido para a faculdade e se casado com uma pessoa decente. Quem sabe. Mas, depois que se experimenta o gostinho do sucesso e da idolatria dos fãs, termina-se fazendo de tudo para permanecer no auge, inclusive indo de encontro aos seus princípios e valores.

A forma como se lida com o sucesso, diz muito sobre quem somos. Certamente a família também teve um papel muito grande nisso tudo. A sedução do sucesso atinge muitos pais e mães que vêem nos filhos uma forma de sublimar seus próprios fracassos, mesmo que o preço seja expor seus filhos a um ambiente hostil e agressivo como é o “show business”.

Por outro lado, fico pensando se as Igrejas que Britney freqüentou fizeram seu trabalho adequadamente, se forneceram instrução e doutrina de forma efetiva para a cantora. Se valores cristãos e princípios bíblicos foram ensinados nas classes de escola dominical e EBF, nas quais a pequena Britney fez parte.

Será que as nossas igrejas estão cumprindo seu papel na vida das crianças? Será que estamos fazendo diferença na vida delas, ou apenas sendo uma “creche” disfarçada? Será que estamos dando o devido espaço a crianças em nossos cultos, fazendo com que ela se sintam aceitas? “deixai vir a mim as criancinhas”, disse Jesus.

Britney conheceu a fama e o sucesso muito cedo. E o fundo do poço também. Mas, ainda há tempo para ela. Basta voltar às suas origens e se reconciliar com o Pai. Porém para que isso aconteça, talvez ela tenha que abrir mão do sucesso e do estrelato. E assim conhecer a verdadeira riqueza, aquela que nem a traça nem a ferrugem podem corroer.

Nota do colunista

Pouco antes do fechamento desta coluna, os jornais noticiaram que Britney vai ser indiciada por conta de um acidente de carro em que se envolveu recentemente. Aparentemente, ela bateu em um carro estacionado e fugiu da cena, e ainda por cima, sem carteira de habilitação. Agora vai responder a um processo e pode até ir para a cadeia. Pobre Britney…

Um abraço,

Leon Neto