Rute 1:14-18

Há 07 maneiras de se levantar:

1º) Sou responsável por minha vida.

Decido que o pensar, o que sentir e o que fazer.

O 99% dos fracassados correspondem as pessoas que têm o hábito de se desculparem de si mesmas. Quando renuncio a todas as desculpas passo a controlar a minha vida. Para que Deus se levante após eu ter perdido tudo, preciso assumir 100% de responsabilidade. Ninguém dirige a sua vida, só você. As pessoas que se desculpam não entendem a seguinte fórmula: ação + reação = resultados.

Vamos acabar com as queixas. Uma reação negativa tem resultado negativo, e não há culpa na ação senão na reação. Assumir suas ações e reações implica em poder controlar a sua própria vida e permitir que Deus te leve a níveis de abundância. O que se queixa, na realidade não quer resolver o problema e também se queixa com quem não pode solucionar nada.

O que se queixa no lugar impróprio é medroso, porque tem medo de tomar uma decisão. Chega de desculpas!

Luis Pasteur era miope. Beethoven, surdo. Franklin Roosevelt no ano 1921 sofreu poliomelite, ficou inválido -nunca mais pôde caminhar-, oito anos mais tarde foi governador de Nova York e em 1932 foi presidente dos Estados Unidos.

Deus revelou-se a Abraão aos 90 anos. Não há desculpas! A desculpa é uma explicação que você dá a si mesmo para ficar tranquilo.

Quando morrerem as culpas, as queixas e as desculpas, você assumirá 100% de responsabilidade sobre sua vida, terás o controle e Deus começará a te tratar e te levantar.

Rute nunca se queixou, não jogou culpas, nem desculpas. Disse: “Minha vida depende de mim, perdi tudo mas voltarei a me levantar, porque o justo pode cair, mas volta a se levantar”.

2º) Domine com sua boca, falando as promessas de Deus para você

Davi escolheu duzentos soldados da tribo de Issacar e colocou-os por generais. (I Cr 12:32) A diferença entre um soldado e um general é que o general usa sua boca e sua mente; sua boca é um arma que dá ordens ao que estão na batalha.

Declarando bênção sobre nossas vidas, não seremos soldados mas generais, e nossa arma poderosa será declarar as promessas de Deus que nunca falham. Esses são aqueles que recuperam o perdido!

DAVI QUERIA FAZER UMA CASA PARA DEUS, MAS DEUS DISSE-LHE QUE NÃO, PORQUE HAVIA DERRAMADO MUITO SANGUE. ENTÃO ELE ESCREVEU O SALMO 72 (PORQUE SABIA QUE TODA A AUTORIDADE ESTAVA EM SUA DECLARAÇÃO) DIRIGIDO A SEU FILHO SALOMÃO, QUANDO TINHA DOZE ANOS E LHE PROFETIZOU: “DE SABÁ VIRÃO RIQUEZAS”. SALOMÃO CRESCEU E NUM DIA A RAINHA DE SABÁ TROUXE-LHE AS RIQUEZAS. SALOMÃO RECEBEU SABEDORIA DE DEUS, MAS FOI A PALAVRA DITA POR SEU PAI A MUITOS ANOS, QUE FEZ QUE VIESSE AS RIQUEZAS. Há poder em sua declaração!

Quando nasceu Jesus, vieram os magos, que eram sábios, e lhe deixaram incenso, mirra e ouro. O incenso e a mirra eram um símbolo, mas o ouro também foi pela oração de Davi, porque não só profetizou a Salomão mas também a sua descendencia. Há poder em suas palavras, sobre seus filhos e sua descendência, porque a Biblia diz: “Somos linhagem escolhida de Deus, povo do Senhor, filhos do Senhor e nossa descendência por mil gerações será abençoada”.

LIBERA uma palavra profética de bênção sobre as coisas que desejas e sobre seus filhos. Declara o salmo72 sobre sua própria vida: “Senhor declaro que virão do norte e do sul, do leste e do oeste e me trarão bênção. Declaro que O SENHOR me abençoará e abrirá portas. Declaro um futuro profético sobre minha vida; diabo o que você me roubou virá a mim; os céus estão abertos e, ainda que hoje tenha perdido tudo, amanhã voltarei a me levantar e estarei no alto da montanha fincando a bandeira, cantando louvores, porque o poder do Senhor está comigo. Declaro que ainda que, mil cairão ao meu lado e dez mil a minha dierita, mas eu não serei atingido, porque só tu Senhor és o meu refugio e a minha fortaleza. Declaro esta palavra a minha vida em nome de Jesus. Amém.

3º) Manterei comunhão com aqueles que Deus colocar em meu caminho.

Ao tomar o controle de sua vida, Deus colocará gente –agora no presente e futuro- que te sustentarão no momento difícil. O primeiro que fazemos quando perdemos tudo é nos isolarmos, deixar de congregarmos; e, contrário a esta atitude, devemos procurar as pessoas designadas por Deus para sustentar-nos nesses momentos de dor. Há uma Rute que irá sustentar-te no momento difícil. FALA TEU PROBLEMA, PRIMEIRO COM DEUS. NÃO SE AGARRE, NÃO SE FIXE COM GENTE ERRADA. Num dia Jesus subiu num jumento -símbolo de reinado- entrou em Jerusalém e as pessoas gritavam: Hosana! mas Jesus seguiu adiante. Essa mesma multidão, dias depois, gritou: Crucifica-o!.

Não se agarre com gente errada, se te abençoam ou te amaldiçoam, segue adiante. Como sucedeu com Rute haverá um Boaz que te dará trabalho, sustentará seu futuro, se unirá contigo, te consolará, te dará uma descendência e te abençoará. DEUS TEM TUDO PREPARADO PARA VOCÊ, LOGO ADIANTE!

4º) O padrão de Deus é: prova = promoção

O padrão durante o Antigo Testamento sempre foi: prova = promoção.

As provas estão indicando que vem uma promoção. Deus não te deixará na dor, está trazendo a chuva. Teve seca em Israel em quatrocentos anos de escravidão, mas Deus os abençou, levantondo Moisés, e depois Josué, que os levou à liberdade.

Após uma seca Deus levantará uma palavra, uma pessoa, uma promessa e terá abundância em sua vida. É o padrão para os filhos de Deus. Temos que praticar a seguinte frase: “Não me importa”. Nada do que ocorre é importante, segue adiante.

Paulo estava no cárcere, preso, com um soldado, sem poder pregar, mas começou a escrever e fez tremer as cidades até o dia de hoje. Disse: “Não me importa se estou no cárcere ou se tem uma corrente”. Ainda que te digam “não” muitas vezes, segue adiante, há alguém que tem um sim da parte de Deus para que você receba sua bênção.

Ev. Manoel Valentim

Obs: continua no próximo texto