Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. (Gen 1:27,28)

Por incrível que pareça alguns teólogos discordam do que vou te falar agora.

O tema central da Palavra de Deus não é apenas salvação, mas governo e domínio.

O propósito inicial de Deus para o homem era que ele dominasse sobre toda a criação. O homem quebrou a Palavra de Deus, quando desobedeceu a ordem Dele. Então Deus elaborou um plano para devolver ao homem sua posição inicial de governo e domínio (Gen 3:15). A Palavra de Deus, que é toda cristocêntrica e que também é o Verbo de Deus, que encarnou e viveu entre nós, foi escrita para resolver este problema, isto é, a forma que Deus fará o homem chegar a sua posição inicial.

Vamos falar mais sobre isto. Quando Noé saiu da arca, ele fez um altar a Deus e o Senhor lhe disse a mesma coisa que disse a Adão. Quando Deus chamou Abraão também disse que lhe mostraria a terra para onde ele iria. Quatro mil anos depois, no batismo do Senhor Jesus, Deus também disse que aquele era seu filho e que Ele se agradava Dele. E o Apóstolo Paulo disse que todo joelho se dobrará diante do Senhor Jesus (Rm 14:11). Se você não entende que domínio está na mente de Deus, você deve estudar mais sobre isto e pedir a Deus que te revele esta verdade.

Por isto Deus capacitou o homem e deu-lhe a vontade de dominar sobre as obras de sua própria mão. Por isto somos capazes de aprender a andar de bicicleta e a dirigir um carro.

Dominar é bíblico e o homem foi destituído da glória de Deus, por conta de sua desobediência, mas Cristo veio restabelecer este domínio através de sua Palavra. (Rm 3:23 e Jo 17:22).

DOMINAR
O que é dominar?
Em Lucas 5: 1 a 11 lemos a tão conhecida história dos pescadores, Pedro e seus companheiros tentando pescar a noite toda e não conseguindo pegar nada.

1. O PRIMEIRO MILAGRE NESTA HISTÓRIA NÃO É A REDE CHEIA DE PEIXE, MAS O FATO DE SENDO ELES PESCADORES PROFISSIONAIS, HOMENS DO MAR E TENDO PASSADO A NOITE TODA TENTADO PEGAR OS PEIXES, NÃO CONSEGUIRAM NADA.
Suas forças haviam chegado ao final e não tinham conseguido nada. Aí está o primeiro milagre. É quando Deus, que está no controle de tudo, nos leva até o final de nossas forças. Quando fazemos tudo que está a nosso alcance para resolver os problemas e não conseguimos mover um centímetro à frente. E assim como aconteceu com Pedro, Jesus também sabia disso e estava conduzindo tudo para o segundo milagre.

Nenhuma situação, por pior que seja não é o final de nossas vidas. Sabemos que todas as coisas contribuem para nosso bem (Rm 8:28).ESTOU AQUI, PORQUE ESTOU DESFRUTANDO DO MEU PRIMEIRO MILAGRE!

2. O SEGUNDO MILAGRE, SEM DÚVIDA ALGUMA FOI A GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES QUE VEIO NA REDE.

Mas repare um detalhe importante. Quando Jesus falou com eles, disse: “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”. Repare que o Senhor Jesus disse REDES (no plural). Mas Pedro conta que a REDE se rompeu (no singular-NVI). O que isto quer dizer? Deus nos chama para dominar, mas enquanto estivermos presos a nossa necessidade, não chegaremos ao propósito que Deus deseja que cheguemos.
VOCÊ NUNCA DOMINARÁ ENQUANTO ESTIVER PRESO AO MUNDO DE SUA NECESSIDADE.

Deus sempre nos surpreende, colocando em nossas mãos muito mais do que pensamos ou pedimos. Vejamos o exemplo de Moisés em Êxodo 3: 21 e 22. “E farei que os egípcios tenham boa vontade para com o povo, de modo que, quando vocês saírem, não sairão de mãos vazias. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios, e quando sairdes, não saireis vazios. Todas as israelitas pedirão às suas vizinhas, e às mulheres que estiverem hospedando em casa, objetos de prata e de ouro, e roupas, que vocês porão em seus filhos e em suas filhas. Assim vocês despojarão os egípcios”.

Quem era Moisés? Era um libertador de propósitos, um liberador de sonhos, um homem que foi usado para libertar um povo oprimido por 430 anos no Egito.

Quando Deus te diz para dominar o que você faz? Será que Ele está equivocado ou você que não entende? Como pode dominar, se seu dinheiro mal dá para pagar as contas? Como pode realizar o sonho de Deus se não tem dinheiro suficiente para dar o primeiro passo?

Quando Deus mandou Moisés retirar o povo, Ele deu as instruções de como obter as riquezas para que o povo de Israel pudesse dominar, pois não se domina sem recursos. Ele liberou uma Palavra de provisão para aquele povo! E o povo obedeceu a Palavra de Deus.

Vejamos Ageu 2: 8 e 9. “Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o SENHOR dos Exércitos. A glória deste novo templo será maior do que a do antigo, diz o SENHOR dos Exércitos. E neste lugar estabelecerei a paz, declara o SENHOR dos exércitos”.
Repare que o Senhor diz ouro e prata. Porque Ele diz ouro e prata? Porque Deus tem o referencial da riqueza de Salomão, que teve a maior riqueza do mundo.

Se estamos vivendo com o referencial de nosso problema, vamos ser com a rã que está em uma panela com água, mas a medida que a água é esquentada, ela não percebe e acaba sendo cozinhada na água. Muitas vezes estamos já cozinhados por nossos problemas e não vivemos na dimensão da Palavra de Deus, mas na dimensão de nossos problemas. Então não estamos qualificados para o propósito de Deus.

Deus está dizendo que Ele nos quer ver crendo em sua Palavra, sendo sensíveis espiritualmente a sua voz, apercebidos de sua Palavra. Não sendo como Pedro, que lançou a REDE, vivendo a necessidade dele, mas Deus deseja ver-nos vivendo na dimensão da Palavra. Escute atentamente a Palavra de bênção que Ele liberou sobre sua vida!

3. VIVER OU SOBREVIVER?

Alguns anos atrás Albert Einstein disse que “se você deseja sair de seu problema, você deve pensar superior ao problema que está vivendo”. Vários livros seculares hoje falam sobre isto. Um destes livros é o “Os segredos da mente milionária”
O senhor nos disse que daria revelação e conhecimento de sua Palavra, não para nos tornamos místicos, mas para sairmos do problema e chegarmos ao propósito de Deus para cada um de nós. Mas precisamos viver na dimensão da Palavra.

Não sou adepto da Teologia da Prosperidade, nem tão pouco da Teologia da Libertação ou da Teologia do “Seja o que Deus quiser” ou da Teologia “Deixa a vida me levar” ou da Teologia “Se for da vontade de Deus”. Prefiro acreditar no que a Palavra fala!

O exemplo da chamada de Gideão é muito interessante. Mostra como é a mente humana e como é a mente de Deus. “Então o Anjo do SENHOR apareceu a Gideão e lhe disse: O SENHOR está com você, poderoso guerreiro. Mas Gideão disse: Ah, Senhor, respondeu Gideão, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”. É COMO SE O SENHOR ESTIVE DIZENDO (QUANDO O CHAMOU), QUE ESTA ERA A NECESSIDADE DELE, MAS DEUS O ESTAVA CAPACITANDO PARA O SEU PROPÓSITO!

SE VOCÊ PENSA APENAS EM RESOLVER SUA NECESSIDADE, VOCÊ ESTÁ FORA DO PROPÓSITO DE DEUS, PORQUE ELE SABE QUE PARA VOCÊ REALIZAR O SONHO DELE, VOCÊ PRECISARÁ DE MUITO MAIS, POR ISTO ELE MESMO DISSE: “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”. Mt 19:29.

Cem vezes mais? Isto mesmo? Mas você deseja apenas resolver sua necessidade! Você acha que cem vezes é muito! Você acha que é desperdício! Não é santo! Não é a vontade de Deus! Você diz: há tanta gente passando necessidade, para que irei querer 100 vezes mais? ESTE É O SEU PROBLEMA! SUA MENTE ESTÁ LIMITADA A SUA NECESSIDADE E NÃO AO PROPÓSITO DE DEUS! ELE DESEJA TE LEVAR AO NIVEL DELE, PARA VOCÊ PODER REALIZAR ALGO NESTE MUNDO PARA A HONRA E GLÓRIA DELE!

EU DESEJO QUE ESTA PALAVRA PROVOQUE EM VOCÊ UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE! MENTALIDADE DE ABENÇOADO!

Vamos ao tempo de Moisés. Quando ele foi falar com faraó para libertar o povo de Israel, o que o faraó fez? Ele fez o povo trabalhar além de suas forças para produzir muito mais tijolos. “Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus. Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção a mentiras”. ESTE FOI O PLANO DO INIMIGO: EMPREGO AO DOBRO E O MESMO PAGAMENTO!

Isto acontece hoje com os servos de Deus. Quando Ele diz que vai te tirar da sua necessidade e colocá-lo no propósito dele, o inimigo vem com trabalho ao dobro. Você chega em casa cansado e não consegue desenvolver nada. Sabe que no outro dia tem que levantar cedo para o EMPREGO!

Ser evangélico será que é isto? No domingo vamos a igreja, oramos, cantamos e ouvimos um sermão que nos anima o coração, como se fosse uma terapia? NÃO!

Em Eclesiastes 2: 24 a 26 lemos: “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. E quem aproveitou melhor as comidas e os prazeres do que eu? Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento”.

Se preocupar em amontoar riquezas é vaidade. Mas há uma verdade explícita neste texto. Deus fará a mesma transferência de riquezas que fez com o povo de Israel, quando saiu do Egito, com seu povo nos dias atuais. Israel saiu com as riquezas do Egito e posteriormente construiu o Templo com esta riqueza.

VEM O TEMPO DE TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZAS DO ÍMPIO PARA O JUSTO!

Como acontecerá? Quando acontecerá? Eu não sei, mas prefiro alimentar minha alma com a Palavra, que diz: “Meu é o ouro e a prata” e acreditar na Palavra de que dias melhores virão!

4. EMPREGO OU TRABALHO?

Em Eclesiastes vimos que não existe nada melhor que o homem encontrar felicidade em seu trabalho. Mas o que é trabalho? O que é emprego? São duas coisas diferentes!
Em provérbios vemos a Palavra falando que “pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas”. A Palavra diz que este é o salário da prostituta pelo seu emprego.

EMPREGO TE DÁ UM SALÁRIO E TRABALHO LIBERTA O POTENCIAL QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ.

Este potencial é aquele dom, aquela habilidade que Deus colocou em seu coração, que você sente prazer em fazê-la ou que às vezes está oculta. Mas quero dizer-te o que Deus fará nos próximos dias, Ele revelará a você este dom, esta habilidade, para que você possa colocá-la em prática e possas começar a ser abençoado, porque estarás trabalhando dentro do propósito de Deus!

Quando Deus criou o mundo, disse a Adão que deveria trabalhar seis dias e descansar no sétimo. Ou seja, seis dias seriam usados para liberar o potencial de Deus, que estava dentro de Adão.
Mas você pode se achar frustrado, pois seu emprego atual não é o que você queria, não é o que lhe agrada. Você pode estar achando que este emprego está aquém de suas habilidades. O que fazer? USA SEU EMPREGO PARA FINANCIAR SEU TRABALHO.

Deus levou Pedro a viver esta realidade. Ele era pescador profissional, homem do mar. Mas Deus viu nele um Apóstolo, que iria escrever cartas às igrejas (livros da Bíblia) e que anunciaria a Palavra entre o povo judeu. Jesus o chamou para segui-lo, para torná-lo um pescador de homens. JESUS SABIA O POTENCIAL QUE HAVIA DENTRO DE PEDRO E AJUDOU-O A LIBERAR ESTE POTENCIAL!

Mas quando Jesus morreu, Pedro entrou em depressão e desalento com a vida. Então ele voltou ao seu antigo emprego e largou seu trabalho! Mas Cristo foi a encontro dele, na praia e disse-lhe novamente: “Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: Filhos, vocês têm algo para comer? Eles responderam que não. Ele disse: Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez Você me ama? e lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas”. (João 21)

Jesus foi ao encontro de Pedro e o resgatou para cumprir o Propósito de Deus. Até aquele momento o emprego de Pedro estava sustentando-o e mesmo assim não estava conseguindo resultados positivos. Por quê? Porque não fora feito para aquilo, mas para o propósito de Deus. Mas quando Jesus o restaurou, Pedro passou a viver do trabalho e não mais do emprego de pescador.

DA MESMA MANEIRA DEUS FARÁ COM CADA UM DE NÓS. ELE NOS TIRARÁ DE NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS, DIFICULDADES, PARA LIBERAR O POTENCIAL DELE DENTRO DE CADA UM DE NÓS, PARA CUMPRIRMOS SEU PROPÓSITO NESTA TERRA. ESTA É A PRIMEIRA ETAPA. MAS NÃO PODEMOS FICAR PARADO AQUI. TEMOS QUE DESENVOLVER NOSSO POTENCIAL PARA DEUS.

Isto é tão verdade, que vemos que José, mesmo no cárcere, ele era próspero. Como pode ser? Ser prisioneiro e ser próspero? (Gen 39:2) Porque pobreza é um assunto de sua mente, não da mente de Deus. Prosperidade está na mente de Deus e se sua Palavra diz que eu sou próspero, eu tenho que crer e mudar minha mentalidade para estar de acordo com a Palavra de Deus!

Que Deus continue derramando sua unção sobre nós.

Ev. Manoel Valentim