No próximo dia 31 de agosto terá início no acampamento “Jovens da Verdade”, no Arujá (SP), uma programação bastante especial para quem gosta de música cristã brasileira. Trata-se do “Nossa Música Brasileira”, um retiro de três dias totalmente dedicados à discussão, debates e fóruns sobre “música brasileira feita por cristãos”.

Além das discussões e palestras, acontecerão várias apresentações de nomes bastante relevantes do cenário da música cristã contemporânea, como Carlinhos Veiga, João Alexandre, Roberto Diamansu, Silvestre Kulhman, Stenio Marcius, Galuber Plaça, e Gilson Resende. As devocionais e os fóruns serão dirigidos pelo Pr. Ariovaldo Ramos.

Quando recebi a noticia do evento fiquei bastante feliz em ver o povo de Deus se mobilizando para juntar dons, talentos e estilos dos mais diversos em três dias de comunhão e debates importantes acerca da expressão de nossa religiosidade e valores cristãos através da música. A idéia me parece bem próxima do conceito do “Som do Céu”, evento que acontece todos os anos em Belo Horizonte, e digo isso sem demérito nenhum ao “Nossa Música Brasileira” . Muito pelo contrário; participei do “Som do Céu” a alguns anos atrás e gostei demais da experiência.

Também foram cerca de 3 dias, alternando apresentações de grupos conhecidos com outros absolutamente anônimos para mim, tendo como palco uma coloridíssima lona de circo. Foram dias de deliciosa comunhão e total ausência de vaidade pessoal ou arrogância; os artistas mais conhecidos ficavam na mesma (e gigantesca!) fila do almoço que todo mundo e interagiam de maneira agradável e natural com os acampantes. Embora não tivéssemos fóruns e debates programados (apenas devocionais pela manhã), por conta da extrema densidade demográfica de músicos cristãos, as discussões e “trocas de figurinhas” aconteciam a todo o momento e muitas idéias, planos e projetos surgiram naqueles três dias maravilhosos.

Foi nessa edição do “Som do Céu” que conheci , entre outros músicos fantásticos, Carlinhos Veiga, que estará presente no “Nossa Musica Brasileira”. Carlinhos havia saído a pouco tempo do “Expresso Luz” e se apresentou com um trabalho solo calcado na música da região centro-oeste, em um show regado à catiras e violas caipiras. Fiquei estupefato pela originalidade e brasilidade de seu estilo e ainda mais impressionado com a sua simpatia e conhecimento da cultura musical brasileira. Carlinhos representa tudo o que espero de um músico cristão brasileiro: qualidade musical, embasamento bíblico e paixão pela nossa cultura, nossa gente, nossa tradições. A música cristã brasileira não poderia ter melhor representante.

Adoraria poder participar do “Nossa Música Brasileira”, e rever amigos queridos como Carlinhos Veiga e João Alexandre (outro músico genial!), mas infelizmente não vai ser possível desta vez. Contudo, meu coração e meus pensamentos estarão com todos vocês que irão atender ao chamado de “louvar e honrar o Artista maior:nosso Pai, o Criativo Criador ” e “levantar as mãos aos céus pelas nossas raízes e nossa identidade cultural”.

Que desse encontro possam surgir idéias e projetos para através da nossa cultura exuberante possam atingir e fazer diferença na vida de milhões de brasileiros, nosso irmãos, que ainda não conhecem a graça e o amor do nosso “Pai Criador”.

Você pode conseguir mais informações sobre este evento [url=http://www.jovensdaverdade.com.br/eventos/musica_brasileira2007.html]clicando aqui[/url]

Um abraço,

Leon Neto