Sexta-feira passada esteve visitando a Liberty University, o Pr. David Smith , da Igreja Batista Sherwood, no estado da Georgia, de onde saíram os filmes de sucesso “Flywheel”, “Desafiando os Gigantes” e mais recentemente “Prova de Fogo”.

David Smith conversou com nossos alunos por cerca de uma hora e respondeu a diversas perguntas sobre sua igreja, seu ministério e principalmente sobre os filmes. O encontro se desenvolveu como um agradável bate-papo, onde Smith contou detalhes sobre a produção dos filmes, bastidores e sobre a motivação da Igreja em se envolver nessa área.

Smith contou que tudo começou com o primeiro filme “Flywheel” em 2003. Na época, com apenas 20 mil dólares provenientes de doações, o filme foi produzido com voluntários da igreja e da comunidade nos papeis principais e na produção. A idéia era a de apresentar a mensagem do evangelho em uma roupagem mais atraente para o publico jovem e também atingir aqueles que não frequentam igrejas regularmente. “Flywheel” desencadeou toda uma ideia de se criar um ministério especifico e assim nasceu a Sherwood Pictures. “Flywheel”mesmo tendo sido produzido por apenas uma fração da media dos filmes Hollywoodianos, continua a fazer sucesso e já acumula mais de 600 mil cópias vendidas em DVD.

Smith contou sobre como foi criticado por outras igrejas e por líderes evangélicos no inicio. Muitos diziam que seria difícil permanecer fiel aos princípios cristão em um meio tão secular. Mas, a convicção de que muitas vidas seriam transformadas nunca os deixou desanimar.

David Smith deixou claro que a filosofia que originou a Sherwood Pictures continua em voga, e o evangelismo é a principal motivação de todos os seus filmes. A Sherwood Pictures tem sofrido duras criticas aqui nos Estados Unidos, por conta da natureza confessional de seus filmes e também supostamente por falta de qualidade técnica. Mas, Smith não se mostrou nem um pouco preocupado com as criticas da industria Americana. E também compartilhou que as centenas de entrevistas em rádios e televisões tem dado mais oportunidades de testemunhar diante de celebridades, mesmo quando a maioria dos entrevistadores destilam um certo ar critico.

O sucesso financeiro dos filmes da Sherwood, contudo tem feito a própria industria cinematográfica olhar para produções de cunho Cristão como uma alternativa lucrativa. Prova disso são os filmes “Blind Side” e “Secretariat” , que visivelmente tem como alvo o publico de origem Cristã. Smith falou então sobre o cuidado que todos tem dentro da produtora, para que Hollywood seja influencido pelos seus filmes e não o contrario.

Sherwood é uma igreja multi-ministerial que atua em diversas áreas da sociedade, incluindo educação e ação social. Sherwood fica em Albany, próximo a uma vizinhança com altos índices de criminalidade e sua atuação junto às gangues locais deu origem ao próximo projeto, “Corageous” (ainda sem titulo em português), à ser lançado no início do ano que vem. Smith contou que para algumas cenas de ação, a produção do filme teve que pedir autorização às gangues locais para fazer as filmagens, já que uma simulação de perseguição policial, com direito à tiros e explosões, poderia gerar um tiroteio de verdade naquela área. “Corageous”promete seguir a mesma linha dos filmes anteriores e seguir divulgando a palavra de Deus sem retoques ou comprometimentos.

A Sherwood pictures graças à Deus seguirá evangelizando através de filmes, doa a quem doer.

Um abraço,

Leon Neto