Quando Deus nos ouve

Muitas vezes achamos que Deus não está nos ouvindo quando clamamos a Ele em momentos de crise. Mas ele sempre nos ouve!

Alguns afirmam que para ser ouvido por Deus tem que ser “certinho”. Mas o Senhor Jesus derruba esta ideia quando afirma que “Não são os que têm saúde que necessitam de médico, mas, sim, os enfermos. Eu não vim para convocar justos, mas sim pecadores”. (Mar 2:17 KJA)

A Palavra de Deus também declara que um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus! (Sl 51:17b KJA)

Deus não vê cara, mas vê o interior do coração humano e muitas vezes o que parece que não é, aos olhos de Deus, é!

Foi assim com um homem chamado Cornélio. Cornélio, o Centurião, era o nome do primeiro gentio, ou seja, não judeu e incircunciso, a converter-se ao cristianismo.

Cornélio era oficial do exército romano, um centurião, ou seja, um oficial responsável por comandar uma centúria, a unidade básica das legiões romanas, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos soldados e vivia na Cesaréia Palestina.

Mas sua condição de não judeu, incircunciso e cidadão romano não foram impeditivo para o Senhor Deus ouvir suas orações e ver seu coração.

Em Atos 10 vemos a história deste homem que clamava a Deus na certeza de que havia um Deus que lhe amava e ouvia. Não era um mero pedinte. Era um homem que sabia que havia alguém que estava lhe escutando!

“Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião de uma corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, viu em visão claramente, cerca da hora nona do dia, um anjo chegando e dizendo:
Cornélio. Este, fitando nele os olhos, e cheio de temor, perguntou: Que é, Senhor? O anjo acrescentou: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para lembrança diante de Deus.
Agora envia homens a Jope e manda chamar um certo Simão que tem por sobrenome Pedro; este se acha hospedado em casa de um curtidor chamado Simão, a qual fica junto ao mar.” (Atos 10:1-6 SBB)

Deus tinha um plano na vida de Cornélio e de sua família. Deus não olhava apenas para Cornélio, mas para sua família também, porque a Palavra mesmo declara “Crê no Senhor Jesus, e assim serás salvo, tu e os de tua casa!” (At 16:31 KJA)

Obedecendo a orientação do anjo do Senhor, que lhe apareceu em uma visão clara e não obscura, com temor, mas sem medo, porque sabia que o Deus que Ele clamava se move de maneira sobrenatural e extraordinária, Cornélio manda seus servos buscarem Pedro em Jope.

Ele poderia ter duvidado, mas com uma visão clara não tem como não acreditar!

A visão foi clara e Deus assim se manifestou a ele claramente porque sabia que este clamava com toda sua ânsia e vontade ao Deus criador dos céus e da terra.

Deus se manifesta claramente a aqueles que desejam vê-lo!

Uma simples oração, mesmo que feita repetidamente não passa despercebida aos ouvidos do Senhor. Ele está ouvindo sempre!

Como resultado da obediência a esta orientação, Cornélio, sua família e amigos mais íntimos ouviram a Palavra do Senhor, creram no Senhor Jesus Cristo, foram todos batizados no Espírito Santo e batizados nas águas.

A imparcialidade de Deus, em batizar os gentios, referida por Pedro, ganha ainda mais impacto ao se considerar que este primeiro não judeu escolhido era natural da potência ocupante do território da nação de Israel, ou seja, um romano, e ainda um militar. E mesmo apesar de terem sido os militares romanos que executaram a Jesus Cristo, ainda assim isso não os impediu de serem aprovados como cristãos.

Deus não vê como o homem vê, mas olha o interior. E quando se fala em interior, só Ele pode falar e fazer com certeza. O homem que procura julgar o interior de outro, apenas conjectura.

Invoca-me e te responderei, e te revelarei conhecimentos grandiosos e inacessíveis, que não sabes. (Jer 33:3 KJA)

SHEVA BRACHOT
MANOEL VALENTIM

Comentários