Para promover a unidade entre os cristãos, especialmente entre ortodoxos e católicos, a Urbi et Orbi Communications, editora que publica a revista mensal “Inside the Vatican”, vai promover um concerto musical, no dia 29 de março, no Auditorium da Conciliação, junto ao Vaticano.

A composição musical “Paixão segundo Mateus” foi composta pelo arcebispo Hilarion (Alfeev), de Viena, e representante da Igreja Ortodoxa russa junto à União Européia. Nascido na Rússia em 1966, antes de entrar para o Seminário, o arcebispo estudou violino, piano e composição, na Academia Musical “Gnessin”, de Moscou, e no Conservatório Estatal. É autor de numerosas composições musicais, entre outras, a versão musical da “Divina Liturgia Ortodoxa” e “Vigília Noturna” para coro.

A “Paixão” será dirigida pelo maestro Vladimir Fedoseev, e interpretada pela orquestra sinfônica da Rússia, a Grande Orquestra Sinfônica “Petr Chajkovskij”, e pelo Coral Tretjakovskij, o mais famoso da Rússia, constituído na capela de São Nicolau, da Galeria Tretjakov.

Participará do evento, Pe. Vsevolod Chaplin, vice-diretor do Departamento para as Relações Exteriores, do Patriarcado de Moscou, e porta-voz do patriarca Aleksej II.

Por parte da Santa Sé, assistirá ao concerto o presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, e o presidente dos Pontifícaos Conselhos para o Diálogo Inter-religioso e da Cultura, Cardeal Paul Poupard.

O concerto será apresentado pela primeira vez em Moscou, dois dias antes _ 27 de março _ com a presença do patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as Rússias, Aleksej II, na Grande Sala do Conservatório.

Fonte: Rádio Vaticano