O postulador da causa para a beatificação de João Paulo II, o sacerdote polonês Slawomir Oder, assegurou nesta segunda-feira que, faltando apenas detalhes técnicos ou de redação, foi concluída a minuta da compilação de documentos relativos ao processo.

Em declarações à “Radio Vaticana”, Oder disse que, há poucos dias, entregou uma minuta “quase definitiva”, de duas mil páginas, que contempla todos os documentos sobre o pontífice e explicou que agora cabe ao Relator da Causa, o dominicano Daniel Ols, revisá-la e aprovar sua apresentação oficial.

Oder elaborou a compilação a partir das atas e documentos “sobre a vida e virtudes, além dos milagres, do servo de Deus João Paulo II”, que o vicariato de Roma entregou a seu titular, o cardeal Camillo Ruini, que, por sua vez, os consignou ao sacerdote polonês.

Quando tiver sido concluída a versão definitiva, a compilação será apresentada oficialmente em uma data que Oder afirmou que não pode especificar.

Em seguida, será avaliada pela assembléia ordinária da Congregação para as Causas dos Santos, formada por 15 cardeais e 15 bispos, que se pronunciarão sobre o caso.

O processo que beatificará João Paulo II teve início em 28 de junho de 2005. A ação começou em Roma, pois foi nessa cidade que o então papa morreu, em 2 de abril de 2005, e na qual ele foi bispo por 26 anos e meio.

A causa foi aberta por desejo de Bento XVI, sem ter de esperar que se passassem cinco anos de sua morte, como estabelece o Código de Direito Canônico.

Fonte: EFE