Dois cristãos morreram e outros dois ficaram feridos neste domingo, na Índia, em confrontos com a polícia.

A polícia interveio para apartar a briga entre os católicos dalit (sem-casta) e os católicos da casta vanniyar, na arquidiocese de Pondicherry and Cuddalore, no Estado de Tamil Nadu.

No dia 7, os cristãos dalit do distrito de Villupuram iniciaram uma greve de fome em protesto contra as discriminações dos vanniyar. O secretário da Comissão para questões relativas às castas da Conferência Episcopal da Índia, Pe. Cosmon Arokiaraj, disse que “os confrontos entre os católicos dalit e os vanniyar existem há muito tempo naquela região”.

O sacerdote ressaltou que a Igreja não quer dividir por castas uma paróquia e “trabalha para desarraigar gradualmente toda forma de discriminação contra os dalit”.

Pe. Cosmon disse ainda que a comunidade cristã é vista como uma única entidade e, por isso, o governo não reconhece aos dalit cristãos os mesmos direitos reconhecidos aos outros dalit. Os dalit sempre foram discriminados, possuem até cemitérios separados e não podem usar as mesmas ruas das castas superiores.

Fonte: Rádio Vaticano