O Conselho Nacional Evangélico do Peru (Conep), organismo representativo do protestantismo peruano, celebrará na sexta-feira, 23, Culto de Ação de Graças em comemoração aos 67 anos de fundação.

O culto será realizado no Seminário Andino da Assembléia de Deus do Peru, denominação integrante do Conep, e contará com a participação de membros das diferentes igrejas e instituições evangélicas que formam este organismo.

O Conep foi fundado em 1940, por iniciativa do missionário escocês John Ritchie, vinculado à Igreja Evangélica Peruana (IEP). Além da IEP, as primeiras igrejas integrantes do Conselho foram a Assembléia de Deus, Metodista, Livre da Escócia, do Nazareno e a Sociedade Bíblica Britânica.

Atualmente, o Conep integra mais 100 igrejas e instituições evangélicas. Em seus primeiros anos, impulsionou temas como a liberdade de culto e a representatividade do movimento evangélico no país.

Ao longo de sua história, o Conep demonstrou interesse pelos problemas sociais e políticos peruanos, tratando de ser a voz do mundo evangélico, tal como ocorreu na época da violência terrorista, de 1980 a 1990, denunciando as violações aos direitos humanos.

O presidente do Conep é o pastor da Igreja dos Peregrinos, Rafael Goto, que integra o Acordo Nacional, fórum impulsionado pelo governo e do qual participam representantes de partidos políticos, sindicatos, instituições empresariais e confissões religiosas que dialogam a respeito dos objetivos da nação.

Fonte: ALC