O número de partidários da proibição do casamento gay na Califórnia aumentou durante o último mês, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

Em 4 de novembro, os californianos terão que se pronunciar nas urnas não só sobre quem gostariam de ver como próximo presidente dos EUA, mas também sobre 12 propostas vinculativas.

A oitava delas fala sobre uma emenda na Constituição do estado para eliminar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em sua última pesquisa antes das eleições, a empresa The Field Poll detectou que o voto contrário à denominada Proposta Oito seguiu superando o voto a favor, mas a distância foi diminuindo à medida que as eleições se aproximam.

Os últimos dados recolhidos mostram que 49% dos eleitores votariam “não”, enquanto 44% “sim” e 7% seguem indecisos.

Em setembro, as consultas realizadas por este centro de estudos de opinião mostraram que 55% votariam contra a Proposta Oito e 38% a favor, uma diferença de 17 pontos percentuais que em um mês caiu para apenas cinco.

Trata-se do nível de apoio mais baixo recebido pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo desde que começaram a ser feitas as medições.

Fonte: EFE

Comentários