O artista plástico paulistano Carlos Araujo, especialista em pintura religiosa, terá 40 painéis expostos a partir de quarta-feira (12) na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro.

Araujo é o responsável pela Bíblia ilustrada que foi entregue pelo governador de São Paulo José Serra ao papa Bento 16, durante a visita do pontífice ao Brasil em maio passado.

A exposição traz 40 das 10.028 figuras que ilustram “Bíblia – Citações” em tamanho original, uma delas com seis metros de altura. De acordo com Sérgio Gonçalves, um dos curadores da mostra, a idéia é “causar um grande impacto” nos visitantes. Para tanto, foi escalada a cenógrafa Bia Lessa, e a montagem ficou a cargo da equipe do carnavalesco e artista plástico Paulo Barros. A mostra fica em cartaz até 31 de janeiro, com entrada franca.

Três quilômetros de tela
O trabalho de Carlos Araujo é extenso, literalmente: de acordo com o pintor, seu estúdio abriga mais de três quilômetros de telas com motivos religiosos. A versão final de “Bíblia – Citações”, com oito quilos e 680 páginas, levou vinte anos para ficar pronta.

O trabalho agradou Bento 16 a ponto de fazê-lo escrever um prefácio para a primeira edição, que foi lançada no dia 1º de dezembro na Bienal de Arte Contemporânea de Florença, na Itália. Também estão nos planos de Araujo duas edições de tamanho e preço menores, já que os 1,2 mil exemplares da primeira, com 44 x 29 cm, serão vendidos por R$ 1,6 mil cada.

EXPOSIÇÃO “BÍBLIA – CITAÇÕES”
Onde: Casa França-Brasil – r. Visconde de Itaboraí 78, Centro – Rio de Janeiro
Quando: de 12/12 a 31/01/2008, de terça a domingo, das 10h às 20h
Quanto: Grátis

Fonte: Folha Online