O novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será D. Geraldo Lyrio Rocha, 65 anos, o arcebispo nomeado de Mariana, Minas Gerais. D. Geraldo foi eleito na manhã de hoje pela Assembléia Geral da CNBB, reunida em Itaci, município de Indaiatuba.

Ele foi eleito quase que por unanimidade, apenas 21 votos para outros candidatos, sendo 225 só para ele. D. Geraldo Lyrio havia sido indicado ontem por uma prévia por todos os 37 regionais da CNBB.

D. Odilo estava cotado, mas não obteve voto algum. D. Geraldo Lyrio é nascido em Fundão, no Espírito Santo. Foi bispo auxiliar de Vitória; bispo diocesano de Colatina, também no Espírito Santo; e arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, de onde foi transferido agora para Mariana, onde sucede D. Luciano Mendes de Almeida, falecido de 7 de agosto do ano passado, e que também foi presidente da CNBB.

D. Geraldo é vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), de tendências avançadas social litúrgicas, com atuação moderada.

Fonte: Agência Estado