O debate sobre a pesquisa com células-tronco embrionárias ultrapassa os limites da religião. Na opinião do professor da PUC-SP, Fernando Altemeyer, a discussão é filosófica, humana e espiritual.

O teólogo afirma que os pesquisadores precisam entender que estão diante de um tema que envolve toda a humanidade. Ele participou da 41ª edição do Sermão da Paixão Segundo a Jovem Pan.

O padre José Fernandes Oliveira, ou padre Zezinho, defende a participação da Igreja no debate. O religioso conversou com o teólogo Fernando Altemeyer sobre o tema. O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, acredita que os fins não justificam os meios. Ele defende que a vida humana não seja posta em risco sob nenhum pretexto.

Dom Antônio Augusto Dias Duarte lembrou do tema da Campanha da Fraternidade de 2008, que é “escolhe, pois, a vida”. O sacerdote é médico e membro da Comissão de Ética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

Quem também falou sobre a Campanha da Fraternidade foi o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Ele acredita que o tema propõe uma reflexão à toda a sociedade, mesmo aos não católicos.

Fonte: Jovem Pan