Adhemar de Campos
Adhemar de Campos

A Deezer, streaming de música global, lançou nesta quarta-feira, 6, o segundo episódio do Deezer Legends, projeto que consiste em apresentar a história de ícones da cena musical gospel e seu trabalho como ministro, em forma de vídeo.  Desta vez, a homenagem é para o pastor, cantor e compositor Adhemar de Campos.

No segundo episódio do Lendas da Deezer, a plataforma apresenta a trajetória de Adhemar Campos, um dos pioneiros dentro da música gospel no país e foi um dos primeiros produtores de cânticos congregacionais  do Brasil. Ele foi responsável por introduzir e mixar estilos e sonoridades diferentes na música cristã, como na música “Fonte De Água Viva” com influência de tambores africanos. O ministro possui mais 40 mil fãs na plataforma e suas músicas mais ouvidas recentemente na Deezer são “O Nome De Jesus”, “Ele É Exaltado” e “Pela Fé”.

Com depoimentos do Pastor Carlos Alberto, do vocalista e guitarrista Juninho Afram da banda Oficina G3, dos cantores Paulo César Baruk e Mauro Henrique e da cantora Soraya Moraes, o documentário evidencia o percurso de vanguarda do pastor que transformou a experiência da música cristã em referência para os jovens com os cultos realizados no CPP (Centro Professorado Paulista).

“É um ser humano como todos nós, imperfeito como todos nós somos. Mas ele sempre passa esse temor do que é servir um Deus que é perfeito apesar de todas as nossas imperfeições.”, resume Paulo César Baruk sobre o homenageado Adhemar de Campos.

“Ir todas as segundas-feiras no Centro de Professorado Paulista não era só um entretenimento, um passeio, um passeio, era um aprendizado. E aí que eu comecei também a me desprender, a compor de uma maneira mais livre, mais autêntica, sincera.”, afirma a cantora Soraya de Moraes sobre os encontros promovidos por Adhemar.

O projeto Deezer Legends é uma iniciativa pioneira dentro do universo digital, que consiste em documentários sobre grandes nomes da música gospel brasileira. Por meio da fotografia de grandes lendas do gênero, suas origens, influências e importância nos seus ministérios, projeto tem como objetivo contar um pouco da história da música gospel no país.

“O Deezer Legends é um trabalho único e muito emocionante. Resgatar a história e influência de ministros como o Adhemar e ter pessoas como o Baruk e a Soraya falando sobre como foram influenciados é como respirar música duas vezes. Na Deezer realmente somos apaixonados por música, e ser responsável pela idealização e realização desse trabalho é uma honra.”, conclui Lincoln Baena, editor de música cristã na Deezer.

Autor de mais de 600 músicas, o músico, compositor e pastor da Igreja Comunidade da Graça, Adhemar de Campos, é casado com Aurora e juntos têm três filhos: Rodrigo, Mariana e Juliana, todos envolvidos com música e pedagogia. Muitas de suas músicas são cantadas nas igrejas evangélicas há várias décadas. São 43 anos compondo músicas cristãs de qualidade inspiradas, segundo ele, em Deus – “a fonte inesgotável”. Em 1985 gravou seu primeiro LP e, em 1987, foi pioneiro ao gravar ao vivo músicas cristãs. Hoje conta com mais de 25 álbuns gravados e um DVD comemorativo dos 30 anos de seu trabalho, segundo o site oficial do músico.

Confira o vídeo com os detalhes do legado de Adhemar de Campos:

Fonte: Deezer – JeffreyGroup Brasil