A cidade de Barcelona, Espanha, vai hospedar, nos dias 15 e 16 de novembro, o Congresso “Deus no cinema”, em que especialistas vão se confrontar sobre a presença de valores espirituais na Sétima Arte.

A iniciativa é organizada pela Faculdade de Teologia da Catalunha, com a colaboração de outras Universidades e da Filmoteca Vaticana.

Para o organizador do encontro, Peio Sánchez, “será um momento privilegiado para a formação de agentes de pastoral, professores de religião e animadores culturais”. A reunião terá início com uma palestra proferida pelo prof. Pe. Lloyd Baugh, jesuíta, da Pontifícia Universidade Gregoriana, que fará uma análise teológica do cinema. A seguir, haverá uma sessão dedicada a cineastas como Dreyer, Tsarkovski, Buñuel, Lars von Trier, Kieslowski e Woody Allen.

Segundo os organizadores, a Igreja sempre dedicou grande atenção ao cinema, e “a Teologia se descobre envolvida na leitura, na valorização e também na contribuição de roteiros de filmes”. Por isso, a cinematografia “oferece muitas oportunidades para interrogar-se sobre Deus”, no diálogo com uma cultura sempre mais globalizada. Haverá ainda uma mesa-redonda sobre o tema “O Deus dos cineastas”, e um aprofundamento sobre o papel das filmotecas na difusão do cinema espiritual.

Fonte: Rádio Vaticano