Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal
Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal

Na primeira reportagem, da série O Segredo dos Deuses, que começou a ser exibida ontem pela TV portuguesa TVI, Alfredo Paulo, um ex- bispo da Igreja Universal, afirma que Edir Macedo proibiu os bispos de terem filhos.

“Com o desenvolvimento da igreja, o crescimento da igreja, as coisas foram mudando, aí chegou uma época em que o bispo, ele não permitiu mais que tivesse filhos”, afirma Alfredo Paulo.

Na sequência, a reportagem apresenta um vídeo onde durante a pregação, Edir Macedo aconselha os jovens a não terem filhos, afirmando ser uma irresponsabilidade nos dias de hoje trazer um filho ao mundo.

Em um áudio, o bispo Luiz André, líder da Universal em Angola, teria dito que por ordem de Edir Macedo, os pastores só gerariam filhos espirituais. “Por ordem do senhor bispo Macedo, a partir de hoje, o pastor, ele só vai gerar filhos no espírito, a partir dessa data, não é mais para pastor ter filhos, vocês entenderam?”, disse Luiz André.

Segundo Teresa Paulo, esposa do ex-bispo da Universal Alfredo Paulo, Edir Macedo dizia que um casal quando não tem filhos se dedica mais a obra.

No início dos anos 90, diz a reportagem, Macedo passou a exigir a vasectomia para os pastores da igreja. Alfredo Paulo afirma que ele e tantos outros pastores, fizeram a cirurgia em uma clínica clandestina em Portugal, atendendo uma ordem da igreja, pois pela lei do país, um homem sem filhos e com menos de 25 anos de idade não pode fazer esta cirurgia.

Netos adotados

Segundo a reportagem, Edir Macedo, que obrigava os bispos e pastores da igreja a fazer vasectomia, mudou o discurso e passou a sugerir a adoção de filhos. Tal mudança, teria se dado após suas filhas, Cristiane e Viviane, casarem-se com bispos da Universal.

Para facilitar a adoção, a igreja abriu o Lar Universal, uma creche, onde mães, com dificuldades financeiras e as vezes precisando trabalhar, deixavam seus filhos que eram roubados para serem adotados ilegalmente por bispos e pastores da IURD. O lar funcionou de 1994 até 2001 de forma ilegal e permitia aos pastores da IURD escolher as crianças que queriam adotar.

Foi neste lar que, segundo a reportagem, os netos de Macedo foram adotados de forma ilegal e levados para a sua casa nos Estados Unidos.

Após a emissora portuguesa TVI anunciar a exibição de uma série de reportagem que acusa a Igreja Universal do Reino de Deus de criar uma rede de adoções ilegais de crianças, os netos adotivos do bispo Edir Macedo se pronunciaram em vídeo. (Veja o vídeo aqui)

O conteúdo foi divulgado através do canal oficial da Igreja Universal no YouTube. No vídeo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, filhos adotivos de Viviane Freitas, criticam a reportagem: “Não é justo o que estão fazendo com a gente, queremos direito de resposta”.

No vídeo, Louis Carlos de Andrade afirma que eles estão emocionalmente abalados com a recente perda de um irmão, falecido em decorrência de problemas cardíacos, e critica a postura da rede televisiva portuguesa: “Estamos emocionalmente abalados e a TVI está dizendo coisas à nosso respeito que não são verdadeiras. Estão dizendo que nós fomos raptados pela cúpula da Igreja Universal, mas nós não fomos raptados”, afirma o neto adotivo de Edir Macedo.

“Nós fomos adotados de forma legal por uma família norte-americana e vivemos até os nossos 20 anos com essa família nos Estados Unidos”, continua Louis, afirmando que os irmãos possuem dupla cidadania, norte-americana e portuguesa. “Fomos acolhidos por uma família que nos ama e vivemos muito bem com eles. Queremos dizer à TVI que não é justo, de forma nenhuma, o que eles estão fazendo conosco. E queremos o direito de resposta a vocês”, diz o rapaz.

Denúncia

A emissora de televisão TVI, de Portugal anunciou a exibição da série de reportagens O segredo dos Deuses, com dez matérias, a partir desta segunda-feira. O material, baseado em um processo de pesquisa de sete meses, com dez mil documentos e 40 processos consultados, denuncia uma rede de adoções ilegais que levaria crianças portuguesas para outros países pelos bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo há 40 anos.

Segundo a reportagem, o mecanismo para o tráfico era o Lar Universal, mantido pela Igreja Universal de Lisboa, nos anos 1990. Os abrigos receberiam crianças roubadas de famílias em situação financeira difícil que seriam adotadas, irregularmente, por bispos e pastores da igreja. Segundo Alexandra Borges e Judite França, jornalistas responsáveis da série, casos diversos serão noticiados nas reportagens.

Assista ao primeiro episódio da série O Segredo dos Deuses:

Fonte: TVI