Será realizado em Assis, Itália, nos dias 4 e 5 de setembro próximo, o “Encontro Mundial Inter-religioso” e o “Dia de Oração pela Paz”, organizados pela comunidade romana de Santo Egídio, juntamente com a Conferência Episcopal da Úmbria, região da Itália.

Em outubro de 1986, João Paulo II foi anfitrião, em Assis, do Dia Mundial de Oração pela Paz, ao qual acorreram os líderes religiosos provenientes de diversas partes do mundo: um acontecimento histórico, no qual se reuniram desde o Dalai Lama até o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Igreja Anglicana.

A partir daquela iniciativa de João Paulo II, que completa 20 anos este ano, iniciou-se um novo percurso anual, com encontros nos quais se reúnem representantes das grandes religiões em torno do tema “Por um mundo de paz, religiões e culturas em diálogo”.

O diálogo constitui uma chave de leitura para um encontro entre civilizações, que resulta no respeito à liberdade de expressão religiosa, nas suas diferentes tradições, diálogo com a cultura atual e no empenho de cooperação entre os povos.

Fonte: Rádio Vaticano