Por seis horas, mais de 85 mil alunos sabatistas candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficaram confinados antes de realizar o exame em todo o país.

Os sabatistas por motivos religiosos guardam o sábado e somente podem realizar alguma atividade depois do por do sol.

Em respeito à fé dos alunos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela aplicação do Enem, permitiu que eles iniciassem as provas às 19h. Porém tiveram que entrar no local de prova junto com os demais alunos, ou seja, às 13h, ficando confinados até o memento de iniciar suas provas.

Para Adriano da Silva Resende, pastor e professor de religião de adolescentes o ato é uma demonstração pública da fé que eles professam.

“No sábado de prova eles se reúnem em comunidade, esperam juntos a hora do pôr do sol para fazer o exame e muitos vão com a mente tranquila e em paz porque estão colocando em primeiro lugar a fé que têm. Nós acreditamos que tudo provem de Deus, inclusive nossa inteligência e capacidade intelectual. Essa demonstração pública é também uma demonstração de que acima de tudo existe um Deus que orienta a vida deles”, acredita o pastor, segundo o G1.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Brasil é um país laico, que respeita as religiões, mas as regras são as mesmas para todo mundo.

Curta-nos no Facebook

Neste sábado (3) estão sendo aplicados 45 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. O tempo de prova é de 4h30.

Ao todo, cerca de 5,7 milhões foram inscritos ao Enem em todo o país.

Neste domingo (4) acontecem as questões de Linguagens e Códigos e de Matemática, além da redação.

[b]Fonte: The Christian Post[/b]

Comentários