Uma pequena estatueta de barro está causando confusão entre os fiéis da Igreja Católica na Espanha. A figura representa o papa Bento XVI numa situação não muito honrosa: defecando.

Entretanto, isso faz parte de uma tradição catalã que, acredita-se, traz boa sorte. O ritual não foi aceito por boa parte dos católicos que pedem a retirada das imagens.

O adereço pode ser encontrado nos mercados de Barcelona e é sucesso de venda. Na Catalunha, é comum as pessoas comprarem estátuas como a do papa Bento XVI. Esses personagens são batizados de “caganer” (ou defecadores em tradução livre).

De acordo com a Reuters, o ritual manda que o anfitrião da festa de Natal ou Ano Novo esconda estátuas do “caganer” pela casa, e peça aos convidados que as procurem. Para o catalão, a imagem represanta a fertilização da Terra e traz boa sorte e prosperidade para o ano seguinte.

Fonte: Corumbá Online

NOTA: A partir de 7 de janeiro o FolhaGospel será liberado apenas para assinantes por apenas R$ 9,90 por três meses. CLIQUE AQUI E ASSINE AGORA!!!