Amostragem com 2 mil adultos revela que 57% seguem a fé baseada na doutrina bíblica.

Uma pesquisa realizada pela ComRes, em nome da Premier Media Group, serviu para coincidir com o censo do governo Grã-Bretanha e revelou que 57% das pessoas entrevistadas disseram que eram cristãs. O estudo ouviu 2 mil adultos do país.

Apesar disso, 35% da população respondeu que não tinha fé e 8% disseram que eram de outra fé. Mesmo assim a pesquisa revelou que “mais da metade dos britânicos consideram-se cristãos – por praticarem, ou por terem uma estreita ligação com crenças e valores cristãos,” nas palavras de Peter Kerridge, diretor executivo da Premier Christian Media.

O censo britãnico acontece uma vez a cada decáda onde cada agregado familiar responde a uma série de perguntas para ajudar o Governo e as autoridades locais com planos de gastos em serviços como saúde e educação. A pergunta opcional incluída era “Qual é a sua religião?”.

Para chegar ao resultado exato foi criado uma campanha pela British Humanist Association (BHA) pedindo que as pessoas não assinalassem uma determinada religião caso não fossem genuinamente praticantes dessa fé. A organização levou tão a sério a importância das pessoas serem sinceras, que em março veiculou propagandas em ônibus e transportes públicos dizendo às pessoas: ‘Não é religioso? Então, diga no censo deste ano’”.

A BHA alegou que a conclusão das respostas a essa pergunta podia ser enganadora e encomendou uma pesquisa independente em que compararam as respostas a essa pergunta com respostas a uma nova questão ligeiramente reformulada: “Você é religioso?”.

Em resposta a primeira, 61% das pessoas na Inglaterra e País de Gales marcaram uma das opções religiosas, enquanto 39% assinalaram ‘Nenhuma religião’”. Em resposta à segunda, ‘Você é religioso? “, 65% assinalaram” não “, contra 29% que assinalaram ‘Sim ‘.

Daqueles que marcaram uma opção de religião em resposta à pergunta “Qual é a sua religião?”, 53,48% assinalaram serem cristãs, enquanto 7,22% assinalaram outras religiões.

[b]Fonte: Gospel Prime[/b]