Estudo estatístico holandês estabeleceu que a sexta-feira 13, considerada “dia do azar” em muitos países, é na verdade mais segura que a média das sextas-feiras comuns.

O estudo, publicado pelo Centro Holandês de Estatísticas sobre Securidade (CVS, na sigla em inglês), mostra que acidentes de trânsito e relatos de incêndios e roubos são menos freqüentes no dia 13 do que em outras sextas-feiras do mês.

“É difícil acreditar que isso ocorra porque as pessoas são, preventivamente, mais cuidosas, ou simplesmente ficam em casa nesse dia, mas estatisticamente falando, dirigir é mais seguro na sexta-feira 13”, disse Alex Hoen, um dos responsáveis pela pesquisa, à revista holandesa Verzekerd.

Nos dois últimos anoz, as seguradoras holandeses receberam relatórios de uma média de 7,8 mil acidentes de trânsito a cada sexta-feira. Quando o dia 13 caía numa sexta-feira, esse número baixava para 7,5 mil.

Houve também menos incidentes de incêndio e roubo, embora o valor médio das perdas em sexta-feiras 13 fosse levemente mais alto. As informações são da agência Reuters.

Fonte: Terra