O primeiro índice cristão de ações da Europa foi lançado na segunda-feira, 26, em resposta à demanda dos investidores pelas ações ditas éticas. O Índice Stoxx Europe Christian compreende 533 companhias europeias que só obtêm receitas de fontes aprovadas “de acordo com os valores e princípios cristãos”.

Empresas como a HSBC, Nestlé, Vodafone, Royal Dutch Shell e estão entre as companhias que formam o índice. Outros grupos que não faturem com pornografia, armas, tabaco, produtos de controle da natalidade e jogos de azar também podem constar do índice.

Um comitê, que segundo a Stoxx compreende representantes do Vaticano, avalia as ações, as quais se originam do índice Stoxx Europe 600.

Algumas das maiores administradoras de fundos de investimento, como Aviva Investors e Axa Investment Managers, estabeleceram fundos éticos nos últimos anos em resposta à demanda dos investidores.

Os fundos éticos têm objetivos semelhantes aos fundos cristãos, ainda que não proíbam ações de empresas que lucrem com produtos de controle da natalidade e evitem investimento em empresas que com atividades que sejam prejudiciais ao ambiente

Fonte: Folha de São Paulo